A semana está sendo de leves valorizações para os preços do trigo no mercado de lotes.
No Paraná, a tonelada variou nesta quinta-feira (09) +2,3%, sendo negociada à R$ 1.345,35.
Como todos estão acompanhando, o estado do Rio Grande do Sul sofreu com chuvas intensas, que causaram inundações em diversas cidades, levando a região a declarar estado de calamidade.
Frente à tal acontecimento, os moinhos e indústrias também foram afetados.
Em conversa com trabalhadores da região, recebi imagens e vídeos das condições das indústrias locais, e até mesmo moinhos que não estavam completamente inundados, sofreram perdas significativas e pararam suas atividades temporariamente.
O trigo está valorizando ao redor do globo, com condições climáticas adversas afetando as culturas na Rússia, França, Argentina, EUA e Brasil.
Na Rússia, a cultura do trigo está sofrendo com déficit hídrico após fortes secas ao Sul, que se não tiverem chuvas adequadas nas próximas 3 semanas, podem apresentar uma significativa quebra na safra.
Não apenas isso, o clima está se tornando uma preocupação para o trigo de primavera, que deverá ter o plantio iniciado em algumas semanas.
A Sibéria, principal região produtora de trigo de primavera, também está com uma situação complicada, uma vez que a umidade do solo está abaixo das mínimas em 5 anos.
Quanto aos EUA, apesar de certa melhora nos últimos dias, o clima seco continua preocupando os produtores do trigo de inverno, dando suporte para as cotações.
Veremos a partir de agora uma inclinação no mercado nacional do trigo, em acompanhar a paridade de importação, e atualmente vemos a tonelada do trigo na Argentina posto FOB sendo negociada à US$ 271.