Acesse

Trigo Brasil: importações já superam em 111% o volume total importado em todo mês de maio de 2023

Durante os 17 dias úteis contabilizados, foram exportadas 55,033 mil toneladas de trigo e centeio não moídos.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 29/05/2024 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Começo este boletim trazendo as atualizações da Balança Comercial preliminar do mês no Brasil, com dados da Secex até a 4° semana de maio.

Durante os 17 dias úteis contabilizados, foram exportadas 55,033 mil toneladas de trigo e centeio não moídos, o que representa 80,65% do volume total embarcado em todo o mês de maio em 2023.

Quanto às importações, para os mesmos 17 dias úteis, totalizaram 598,572 mil toneladas, já superando em 111,11% o volume total importado em todo o mês de maio em 2023.

Como já disse anteriormente, o aumento nas importações já era previsto pelo mercado, e vemos agora apenas uma aceleração semanal frente às inundações no Rio Grande do Sul.

Falando nisso, as questões climáticas ao redor do globo estão sendo responsáveis por disparar os preços do trigo, deixando o mercado alerta para com a oferta mundial do cereal.

Com os preços do trigo atingindo valores recordes no mercado externo, o mercado nacional eventualmente iria acompanhar o movimento, e é o que vêm acontecento nas últimas semanas.

Especialmente com a alta necessidade de importação, os preços do trigo no mercado interno acabam seguindo a paridade de importação.

A Argentina, principal origem para as compras de trigo pelo Brasil, chegou a negociar a tonelada FOB à US$ 300.

Em Santa Catarina, a média da saca variou +2,2% nesta terça-feira (28), sendo cotada à R$ 69,20. Na tabela abaixo é possível observar os valores para as demais praças de negociação.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?