Nessa terça-feira (01) tivemos a atualização da Balança Comercial no Brasil.
Segundo os dados da Secex, durante o mês de julho foram exportadas 9,903 milhões de toneladas de soja, o que supera o volume de 7,506 milhões exportadas nesse mesmo mês do ano anterior.
No mercado externo, acompanhamos os futuros da oleaginosa abrirem a semana recuando lá na Bolsa de Chicago, com o contrato setembro encerrando a sessão de segunda-feira (31) variando -4,37% no dia.
O movimento se deu após previsões meteorológicas apontarem melhoras para o clima norte-americano no início de agosto, com expectativas de temperaturas mais amenas e maior umidade para a região do Meio-Oeste.
Entretanto, a queda nas condições de lavouras apontadas pelo USDA impediu maiores perdas e fez com que os futuros do grão abrissem no verde nessa terça-feira (01). Segundo o Departamento, as condições de lavouras entre boas/excelentes recuaram de 54% para 52%, estando 33% das lavouras em condições regulares e 15% ruins/péssimas.
Temos também a atualização das vendas semanais para exportação de grãos nos EUA, que somaram 329,518 mil toneladas de soja na semana encerrada no dia 27 de julho. O volume está acima da semana anterior, porém ainda abaixo das 594,958 mil toneladas inspecionadas em igual período do ano anterior.
Nessa segunda-feira (31), o USDA informou a venda de 132 mil toneladas de soja para a China e 183,3 mil toneladas de farelo de soja para as Filipinas.