Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

MINUTO DA SOJA: plantio da oleaginosa chega a 96% do total nos EUA

O plantio da oleaginosa nos EUA chegou a 96% do total até o dia 11 de junho, um avanço de 5 pontos percentuais ante a semana anterior.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 13/06/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Iniciando pelo Brasil, contamos com atualização da Balança Comercial preliminar do mês. Segundo os dados da Secex, até a 2° semana de junho foram exportadas 4,610 milhões de toneladas de soja, número que representa 46% do volume exportado em todo esse mês do ano anterior.

Por contar com uma safra recorde, o Brasil vem surpreendendo quando falamos de exportação, inclusive no último relatório de oferta e demanda do USDA, o departamento estimou que nosso país deverá superar a Argentina e se tornar o maior exportador mundial de farelo de soja na temporada 2022/23, exportando um volume de 21,65 milhões de toneladas contra 21,1 milhões do vizinho argentino.

Segundo a Anec, as exportações de farelo de soja devem superar 2,2 milhões de toneladas em junho.

No mercado nacional, a comercialização da soja no Mato Grosso atingiu 72,09% do total da safra 2022/23, subindo 6 pontos percentuais ante a maio. Para a safra 2023/24 a comercialização já chegou a 12,09% do total previsto.

Ainda no país, temos atualização dos números da CONAB. No recente levantamento de safra 2022/23, a área plantada subiu para 44,03 milhões de hectares, que com uma leve alta também na produtividade, levou ao aumento da produção nacional para 155,74 milhões de toneladas. As exportações devem totalizar 95,64 milhões de toneladas.

No mercado externo, atualizações do USDA. O plantio da oleaginosa nos EUA chegou a 96% do total até o dia 11 de junho, um avanço de 5 pontos percentuais ante a semana anterior. A média de 4 anos para esse período é de 86%.

As condições das lavouras tiveram leve recuo na semana devido a seca em importantes regiões produtoras do país, dando sustentação para os futuros da soja na Bolsa de Chicago nessa terça-feira (13). Cerca de 70% das lavouras se encontram em boas/excelentes condições, 25% regulares e 5% ruins/péssimas.

Para as inspeções semanais de grãos, na semana encerrada no dia 08 foram inspecionadas 140,179 mil toneladas de soja, abaixo da semana anterior e do volume de 608 mil toneladas inspecionadas em igual período do ano anterior.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?