Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

MINUTO DA SOJA: em apenas 9 dias, exportações brasileiras já representam 62% do volume total embarcado em outubro de 2022

A média diária dos embarques para esses 9 primeiros dias do mês foi de 261,486 mil toneladas.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 17/10/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Diferente do milho, os futuros da oleaginosa abriram a semana operando no campo positivo lá na Bolsa de Chicago, com o contrato novembro variando +0,47% e o janeiro +0,43%.

Essa semana já contou com diversos suportes para a soja no mercado externo, principalmente quando pensamos que agora o grão norte-americano está mais barata que o brasileiro.

As inspeções semanais de grãos para exportação, na semana encerrada no dia 12 de outubro, somaram um total de 2,011 milhões de toneladas para a soja, cerca de 43% a mais que na semana anterior e um volume acima também das 1,926 milhão de toneladas inspecionadas em igual período do ano anterior.

Apoiando as cotações, o NOPA informou que os estoques de óleo de soja caíram para 1,108 bilhão de libras no último mês, um dos menores volumes em quase 9 anos!

Em contrapartida, o USDA atualizou que a colheita da soja nos EUA chegou a 62% do total até o dia 15 de outubro, um avanço semanal de 19 pontos percentuais! Além da colheita estar 2 pontos percentuais a frente no comparativo com o ano anterior, está 10 pontos percentuais a frente da média de 4 anos!

As condições das lavouras melhoram um pouquinho mais, e somam 52% entre condições boas/excelentes, 30% regulares e 18% entre ruins/péssimas.

Falando agora do Brasil, tivemos a atualização da Balança Comercial e, segundo os dados da Secex, até a 2° semana de outubro foram exportadas 2,353 milhões de toneladas de soja, o que já representa quase 62% do volume total exportado em outubro de 2022.

A média diária dos embarques para esses 9 primeiros dias do mês foi de 261,486 mil toneladas.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?