Hoje iremos começar falando do mercado externo. Antes de tudo, trago para vocês os dados atualizados do relatório de oferta e demanda do USDA.
Em maio as alterações foram mínimas, de certa forma. Quanto a produção mundial da soja, as estimativas tiveram leve aumento, saindo de 369,64 milhões de toneladas e indo para 370,42 milhões de toneladas. Os estoques finais também tiveram um leve acréscimo, indo para 101,04 milhões de toneladas.
Para os Estados Unidos praticamente tudo na mesma, tendo apenas leve aumento nos estoques finais. No Brasil, os números também ficaram levemente maiores, e vemos a produção estimada em 155 milhões de toneladas e as exportações em 93 milhões de toneladas.
Após muito tempo, não vemos alterações nos números produtivos na Argentina, que vinha sofrendo cortes severos devido às condições climáticas adversas no país. A produção permaneceu em 27 milhões de toneladas.
O destaque dessa vez foi para as estimativas do USDA para a safra 2023/24. A produção mundial foi apontada em 410,59 milhões de toneladas, um aumento considerável quando comparamos com a safra atual. O maior impacto vem da produção brasileira dada em 163 milhões de toneladas, e principalmente da retomada da produção na Argentina, já estimada em 48 milhões de toneladas.
Ainda falando do USDA, as inspeções semanais para exportação de grãos foram atualizadas, e na semana encerrada no dia 11 de maio foram inspecionadas apenas 147,897 mil toneladas de soja, volume bem abaixo das 804 mil toneladas inspecionadas em igual período do ano anterior.
Temos também a atualização do avanço de plantio de grãos nos EUA. Até o dia 14 de maio, a semeadura da soja atingiu 49% do total, um avanço de 14 pontos percentuais na semana. Os trabalhos no campo estão 13 pontos percentuais a frente da média de 4 anos e 22 pontos percentuais a frente do ano anterior.
Finalmente chegou a hora de voltar para o Brasil! No país contamos com a atualização da Balança Comercial preliminar do mês. Segundo os dados da Secex, até a 2° semana de maio foram exportadas 3,262 milhões de toneladas de soja, volume que representa 30,7% do total exportado em maio de 2022. Será que nesse mês iremos atingir o mesmo patamar?
Abaixo é possível acompanhar o movimento dos preços da saca de soja no mercado físico.