Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

MINUTO DA SOJA: Argentina anuncia novo programa “dólar soja”

O ministro da Economia do país, Sérgio Massa, divulgou um novo programa “dólar soja” que deve durar entre o período de 08 de abril e 31 de maio.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 06/04/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Quase encerrando a semana aqui no Brasil devido ao feriado de Sexta-Feira Santa, mas com muitas movimentações no mercado externo.

Nesta quinta-feira (06) os futuros da oleaginosa encerram a manhã recuando mais de 1% na Bolsa de Chicago, levando a um acumulado de -2,20% nas últimas 3 sessões para o contrato maio (ZSK3).

A soja e seus derivados foram pressionados após um importante anúncio vindo da Argentina, maior produtor e exportador mundial de óleo e farelo, com relação ao novo câmbio para o agronegócio.

O ministro da Economia do país, Sérgio Massa, divulgou um novo programa “dólar soja” que deve durar entre o período de 08 de abril e 31 de maio. O câmbio da soja será de 300 pesos para 1 dólar na tentativa de incentivar as exportações no país.

E como isso afeta o Brasil? No longo prazo podemos dizer que o cenário continua sendo positivo. Com o incentivo do governo argentino para a venda do grão, os estoques podem diminuir de forma significativa ao longo desse ano, havendo a possibilidade das esmagadoras ficarem sem soja no país.

Além do Brasil poder exportar a soja em grão para o vizinho argentino, a BCR comentou sobre a possibilidade do país tomar o posto de maior exportador mundial dos derivados da oleaginosa, afinal a Abiove já está estimando um aumento de +3,7% nas exportações brasileiras de farelo de soja para esse ano, atingindo um volume de quase 21 milhões de toneladas. Poderiam esses números aumentar ainda mais?

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?