Estimativa das exportações brasileiras de soja em julho são reduzidas pela Anec

Por outro lado, a instituição prevê um aumento nas exportações de farelo de soja para o período. Confira também como estão as cotações

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 20/07/2022 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

As exportações de soja do Brasil devem alcançar 7,794 milhões de toneladas em julho, estimou nesta terça-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), com uma redução ante os 7,956 milhões projetados na semana anterior.

Leia também:


Se confirmada, a projeção baseada na programação dos navios nos portos representaria uma queda de 27% frente ao volume embarcado em julho do ano passado, de 10,734 milhões de toneladas.


Para o farelo de soja, por outro lado, a Anec aumentou sua projeção para exportação no mês, de 2,173 milhões de toneladas da semana passada para 2,206 milhões de toneladas.


Com relação as cotações, os vencimentos futuros da soja negociados na B3 encerraram a terça-feira (19) com desvalorização de -1,34% a -1,59% nas entregas de ago/22 a mar/23 seguindo a movimentação baixista da Bolsa de Chicago.


No entanto, as cotações domésticas da oleaginosa tiveram variações mistas com ganhos de 0,1% a 0,5% nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. Já o indicador Cepea/Esalq do Porto de Paranaguá encerrou a terça-feira com baixa de -1,4% – cotado a R$ 188,87/saca.


De acordo com análise publicada na última segunda (18) pelo Cepea/Esalq, a demanda por farelo de soja interna e externa aumentou nos últimos dias, o que fez com que as processadoras brasileiras ampliassem suas aquisições de soja nos últimos dias, fator este que tem mantido as cotações firmes no mercado físico. No entanto, a alta do frete rodoviário tem limitado as vendas do grão para exportação, uma vez que esse contexto torna as comercializações em mercados regionais mais remuneradoras aos vendedores


De olho no exterior, a volatilidade segue muito acentuada para as commodities. De acordo com a Agrinvest Commodities, além do clima e do financeiro, na soja o mercado também se mostra bastante atento às novas compras que tem sido feitas pela China, principalmente para os embarques fevereiro e março.

Cotação da Soja Brasil
Cotação da Soja B3

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?