Soja Balanço Semanal: semana positiva para a oleaginosa

A oleaginosa encerrou a semana lá na bolsa de Chicago variando +0,74% para o contrato julho.

Tempo de leitura: 3 minutos

| Publicado em 20/05/2024 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Soja Brasil

Iniciando pelo Brasil, tivemos a atualização da Balança Comercial preliminar, com dados da Secex até a 2° semana de maio.

Durante os 7 dias úteis contabilizados, foram exportadas 5,450 milhões de toneladas de soja, o que representa 34,97% do volume total exportado em todo o mês de maio em 2023.

A média diária de embarque para os 7 dias foi de 778,589 mil toneladas.

Os preços da saca de soja no mercado físico valorizaram ao longo da última semana frente aos acontecimentos no Rio Grande do Sul, até o momento, as perdas na produção da soja estão estimadas em torno de 2 milhões de toneladas.

No estado do Rio Grande do Sul, a variação semanal da saca foi de +1,55%, e no Mato Grosso de +1,59%.

O Indicador de Paranaguá variou +1,82%.

Soja Mercado Externo

Falando agora do mercado externo, os futuros da oleaginosa encerraram a segunda-feira (13) com leves valorizações tendendo a estabilidade na bolsa de Chicago, apoiadas pela alta de seus derivados, e das demais commodities.

Tivemos a atualização das inspeções semanais para exportação de grãos nos EUA, que no caso da soja, na semana encerrada no dia 09 de maio, totalizaram 406,052 mil toneladas, uma boa recuperação ante a semana anterior, e ante as 190,437 mil toneladas inspecionadas em igual período do ano anterior.

O USDA atualizou também o Crop Progress do país, com o plantio da soja chegando à 35% do total previsto no último dia 12 de maio, um avanço semanal de 10 pontos percentuais.

Apesar da semeadura estar em par com a média de 5 anos, está atras do ano anterior, quando o plantio já totalizava neste período 45% do total.

Contamos também com os dados de esmagamento da soja nos EUA, liberados pelo NOPA (Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas nos EUA).

Segundo a Associação, em abril foram esmagadas 4,52 milhões de toneladas de soja, o que veio abaixo do esperado pelo mercado, e apresentou uma queda de 370 mil toneladas ante ao mês anterior.

Os estoques do óleo de soja ficaram em 1,755 bilhões de libras, uma queda de 5,2% ante ao mês anterior.

Apesar dos dados, os futuros da soja encerraram a sessão da quarta-feira (15) operando no campo negativo, ao acompanhar especialmente os futuros do óleo de soja que caiam com os rumores de aumento na tarifa de importação do óleo de cozinha usado.

Ainda nos EUA, tivemos a atualização das vendas semanais para exportação de grãos.

Entre os dias 3 e 9 de maio foram vendidas 265,700 mil toneladas de soja para 2023/24, uma queda de 38% ante ao volume da semana anterior. As vendas foram para o Egito, Indonésia, México, Colômbia e Taiwan.

Para 2024/25 as vendas totalizaram 25,200 mil toneladas, separadas entre Taiwan, Malásia, Indonésia e Japão.

A oleaginosa encerrou a semana lá na bolsa de Chicago variando +0,74% para o contrato julho.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?