Os dados abaixo demonstram quais os fertilizantes que chegam no Brasil nesta semana, nos três principais portos para recebimento dos produtos, com a quantidade parcial em cada porto e total do Brasil.
Além disso, o acumulado das importações, mostra o total importado, de cada produto, até a data presente.
Últimas notícias do mercado de fertilizantes
BRASIL – Segundo Luigi Bezzon, da StoneX, em entrevista para o Canal Rural, os fertilizantes estarão mais acessíveis em 2023.
Temos visto que no Brasil os preços dos fertilizantes, principalmente os nitrogenados, vem caindo e, em 2023, tendem a ficar mais em conta.
As cotações dos insumos sofreram uma forte alta, após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, pois a Rússia está dentre os maiores produtores e exportadores de fertilizantes. O cenário de guerra causou desequilíbrio na relação entre oferta e demanda, logo no início, mas no segundo semestre deste ano, houve estabilização na oferta.
Para Bezzon, 2023 terá uma safra menos custosa ao produtor, relacionado aos adubos e fertilizantes.
MERCADO EXTERNO – Cientistas da Far Eastern Federal University, da Rússia, criaram uma composição de fertilizante orgânico a partir de substâncias encontradas em algas, para o cultivo de plantas em ambiente sem solo. A Ahngeltia algae foi foco do estudo, onde foram encontrados oligoelementos.
Os nutrientes encontrados na alga aproximam-se da composição dos solos naturais, mas ainda estão sendo feito testes para confirmação do resultado.
O gerente do projeto, Alexei Belov, afirmou que as experiencias mostraram que a composição do fertilizante extraído da alga não é inferior em eficiência aos fertilizantes minerais. E que a alface plantada no substrato da alga tem mesmo tamanho, comparada a cultivada em solo comum.
Os benefícios, no uso do insumo a base de algas, são: ele possui valor inferior aos fertilizantes minerais e provê ao vegetal mais componentes nutritivos.
A empresa PhosAgro anunciou investimento de US$ 3,6 bilhões (250 bilhões de rublos) em infraestrutura, para os próximos 5 anos. Durante um comunicado oficial, a empresa informou que em 2022 foram investidos US$ 914 milhões (64 bilhões de rublos) em seus negócios.
Um dos investimentos será concentrado na região de Saratov, devido a uma cooperação assinada com o governo estadual, para a melhora da distribuição de fertilizantes aos produtores locais.
Para isso, irá construir um centro de distribuição em Saratov.
A PhosAgro teve 6,7% de aumento na produção de fertilizantes minerais, no período de janeiro a setembro de 2022. Esse crescimento resultou em 8,1 milhões de toneladas.
Para o final de dezembro, a empresa estimou que a produção seria de 10,9 milhões de toneladas.
Confira abaixo os preços do mercado futuro de fertilizantes