Fertilizantes Balanço Semanal: line-up de importação de fertilizantes e últimas notícias do mercado

Confira as principais notícias do mundo dos fertilizantes e o line-up de importação

Tempo de leitura: 3 minutos

| Publicado em 24/11/2022 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Os dados abaixo demonstram quais os fertilizantes que chegam no Brasil nesta semana, nos três principais portos para recebimento dos produtos, com a quantidade parcial em cada porto e total do Brasil.

Além disso, o acumulado das importações, mostra o total importado, de cada produto, até a data presente.

Últimas notícias do mercado de fertilizantes

BRASIL – Yara e Cooxupé assinam acordo para fornecimento de fertilizante verde, no Brasil. A Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, afirmou que será iniciado um estudo de viabilidade do fornecimento de insumos ambientalmente corretos, para redução da pegada de carbono e aumento da produtividade e qualidade da cultura do café.

A Yara, grande empresa brasileira do ramo de fertilizantes, dá o pontapé inicial na introdução de um insumo vede na agricultura brasileira, com o objetivo de fomentar um futuro alimentar positivo para a natureza, em conjunto com o combate a emissão de gases e metas climáticas, de redução do carbono, até 2050, segundo o presidente da empresa, Marcelo Altieri.

O fertilizante verde é produzido com baixa emissão de carbono, entre 80% a 100% a menos, comparado à produção convencional. A Cooxupé busca levar aos 18 mil cooperados novidades para a sustentabilidade na produção do café, pelo presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo.       

MERCADO EXTERNO – A Rússia se tornou o maior fornecedor de fertilizantes para a Índia, durante o ano fiscal de 2022/23, por oferecer descontos nos preços, conseguindo firmar mais contratos e, assim, alcançando um quinto da participação no mercado indiano. Com isso, as importações de fertilizantes russos atingiram 2,15 milhões de toneladas, até os seis primeiros meses do ano (início 1º de abril de 2022), representando aumento de 371%. No ano fiscal de 2021/22, a Índia havia importado apenas 1,26 milhão de fertilizantes dessa origem.

Em relação ao valor trazido, houve aumento de 765%, totalizando US$ 1,6 bilhão, segundo um funcionário, não identificado, do governo indiano.

A Índia trabalha para garantir fertilizantes a preços razoáveis, pelas palavras da autoridade, e os insumos russos foram oferecidos a preços interessantes, com descontos que chegaram a US$ 70,00 por tonelada.

Com os novos contratos com a Rússia, a Índia diminuiu as importações de fertilizantes da China, para 1,78 milhões de toneladas, que representa a metade do importado no ano anterior. Além da China, o país deixou de comprar da Jordânia, Egito e Emirados Árabes Unidos.

Por outro lado, a Rússia ainda enfrenta bloqueios de diversos países, em relação a comercialização dos insumos agrícolas. A Letônia mantém 280 mil toneladas de fertilizantes minerais, detidos em seus portos, e impedidos de embarcarem a outros destinos. Os navios sofreram bloqueios por autoridades da União Europeia, devido as sanções à Rússia, pela participação na guerra.

Essa e outras sanções sofridas pela Rússia, levaram a uma queda de 38% no fornecimento de fertilizantes ao mercado mundial, de março a setembro de 2022, segundo autoridades russas. Sergey Vershinin, informou que, além dos fertilizantes, empresas do ramo bancário, seguradoras e de fretes, enfrentam proibições. O país calcula que os 8 milhões de toneladas de fertilizantes barrados seriam suficientes para produzir 25 milhões de toneladas de alimentos, o que alimentaria 105 milhões de pessoas.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?