Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Farinha de Trigo: aumento no ritmo das importações de trigo

Com importantes moinhos inundados no RS, e trigo com pH panificável na região perdidos, indústrias de outras localidades devem atender a demanda nacional.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 15/05/2024 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Como todos estão acompanhando, o estado do Rio Grande do Sul sofreu com chuvas intensas, que causaram inundações em diversas cidades, levando a região a declarar estado de calamidade.

Frente à tal acontecimento, os moinhos também foram afetados.

Em conversa com trabalhadores da região, recebi imagens e vídeos das condições das indústrias locais, e até mesmo moinhos que não estavam completamente inundados, sofreram perdas significativas e pararam suas atividades temporariamente.

O impacto para o mercado nacional ainda é incerto, porém teremos no curto prazo uma procura maior pelo derivado nos moinhos de outros estados, como Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Não necessariamente isso levará a alta significativa nos preços, uma vez que a demanda da farinha de trigo no geral permanece abaixo da média.

Entretanto, já podemos observar um aumento nas compras do trigo por parte dos moinhos.

Segundo a Secex, as importações do trigo e centeio não moídos até a 2° semana de maio totalizaram 270,077 mil toneladas, o que representa 95,25% do volume total importado em todo o mês de maio em 2023.

As importações já estavam previstas para aumentar neste ano após a queda na qualidade das lavouras brasileiras, porém, neste início de mês, o ritmo de compra por parte dos moinhos aumentou frente aos acontecimentos no Rio Grande do Sul.

Com importantes moinhos daquela região inundados, e trigo com pH panificável na região perdidos, indústrias de outras localidades devem atender a demanda nacional, o que resulta no aumento das compras do trigo.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?