Após renovar suas máximas no ano, os futuros do trigo passam a recuar na bolsa de Chicago nesta quarta-feira (08), e vemos o contrato julho SRW variando -1,34%, e o setembro -1,30%.
Além da espera pelo relatório WASDE, a realização de lucros após tantas altas seguidas leva ao movimento acima mencionado.
Na Euronext os futuros do trigo também fecharam o dia recuando -0,6% para setembro, encerrando a sessão cotado à US$ 259/t.
Entretanto, continuamos com fundamentos altistas para o cereal.
Na Ucrânia, o Ministério de Política Agrária informou que entre os dias 1 e 8 de maio foram exportadas apenas 1 milhão de toneladas de grãos, 600 mil toneladas abaixo do mês anterior em igual período.
Na Rússia, foi declarado estado de emergência nas regiões de Voronezh, Lipetsk e Tambov após a ocorrência de geadas nesta semana, as quais apresentam fortes chances de danificar as colheitas do trigo.
Os estoques do trigo russo estavam em 27,5 milhões de toneladas até o dia 01.
Encerrando, tivemos a atualização das vendas semanais para exportação de grãos nos EUA, onde entre os dias 26 de abril e 02 de maio foram vendidas apenas 41,100 mil toneladas de trigo para 2023/24, destinadas para a Coréia do Sul, Brasil, Filipinas e Canadá.
O volume veio bem abaixo da semana anterior.
Para 2024/25 as vendas totalizaram 406 mil toneladas, destinadas ao México, Panamá, Japão, Honduras e países não identificados.