A Consultoria Agrícola IKAR, da Rússia, acredita que o país deva exportar um volume próximo aos 3,6 milhões de toneladas de trigo, durante janeiro de 2023. E é possível que os russos mantenham esse ritmo por todo o ano, visto que tiveram sucesso na safra de grãos de 2022.
De acordo com a mesma consultoria, a colheita de grãos da Rússia conquistou 151,0 milhões, sendo que destes, 102,7 milhões de toneladas, foram de trigo.
A Rusagrotrans corrobora com a IKAR. Já a Consultoria Sovecon, do mesmo país, espera que as exportações de trigo em janeiro, alcancem 4,0 milhões de toneladas.
As três empresas de consultoria, creem que os dados de exportação de dezembro de 2022, irão informar um volume entre 4,1 e 4,5 milhões de toneladas exportadas.
Os dados não foram confirmados por nenhuma autoridade do governo russo, já que as informações de exportações e importações estão proibidas de serem divulgadas, a fim de evitar especulações. Desde 24 de fevereiro de 2022, após o início da guerra, não foram publicados dados oficiais sobre o tema.