A semana teve início com os futuros do trigo dando continuidade em suas quedas da última sessão, e na bolsa de Chicago, vemos o contrato julho SRW variar no dia -0,85%, e o setembro -0,77%.
O movimento se estendeu para a Euronext, onde o contrato setembro variou -0,2%, encerrando cotado à US$ 282/t.
Com o mercado aguardando maiores novidades sobre o corte de produção na Rússia, temos um momento de estabilidade. Apesar disso, Oksana Luts, Ministra da Agricultura do país, anunciou que um regime de emergência federal pode ser aplicado até o final desta semana, devido às recentes geadas.
Segundo a Ministra, cerca de 1 milhão de hectares já foram perdidos, e mais de 600 mil danificados.
Nos EUA, as condições do trigo de inverno permanecem estáveis, e até o último dia 02 estavam classificadas 49% entre boas/excelentes condições, 33% regulares e 18% entre ruins/péssimas.
A colheita do trigo teve agora início no país, chegando a 6% da área total até o último dia 02, enquanto em igual período do ano anterior estava em apenas 3%.
Segurando um pouco as quedas do cereal, tivemos a atualização das inspeções semanais para exportação de grãos norte-americanos, para a semana encerrada no dia 30 de maio.
Quanto ao trigo, foram inspecionadas 416,010 mil toneladas, volume que veio acima da semana anterior, e das 304,400 mil toneladas inspecionadas em igual período de 2023.