A semana começou com os futuros do trigo disparando na bolsa de Chicago, e vemos o contrato julho SRW variando +5,65% nesta segunda-feira (20).

Durante este final de semana, o trigo na Rússia sofreu com uma onde de frio que atingiu a região, com queda brusca de temperatura em Volga e Rostov para -4°C.
Tal acontecimento retomou as preocupações do mercado para com a oferta do cereal, principalmente após a União de Cereais da Rússia também cortar suas estimativas para a safra, inclusive volume para exportação.
Outro país que está sofrendo com geadas é a Ucrânia, onde o frio pode trazer danos às lavouras de até 20%.
Do início da temporada até o último dia 17, a Ucrânia exportou 44,2 milhões de toneladas de grãos e leguminosas, informa o Ministério da Política Agrária.
Ainda impedindo maiores altas, temos a fraca demanda pelo trigo norte-americano.
Nesta segunda-feira (20) tivemos a atualização das inspeções semanais de grãos para exportação nos EUA.
Na semana encerrada no dia 16 de maio, foram inspecionadas 205,612 mil toneladas de trigo, volume abaixo da semana anterior e das 440,094 mil toneladas inspecionadas em igual período do ano anterior.
Tivemos a atualização também das condições de lavouras do trigo de inverno nos EUA.
Na semana encerrada no dia 19 de maio, houve uma redução de 1 ponto percentual nas lavouras classificadas entre boas/excelentes, totalizando agora 49%, enquanto as lavouras regulares subiram para 33%, e 18% permanecem como ruins/péssimas.