Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Trigo Brasil: porto do Rio Grande exporta mais 25 mil toneladas

As exportações de trigo aumentaram no período entre julho e agosto de 2023, com mais 25 mil toneladas no line up da ANEC

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 28/08/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Exportações de trigo

Foram divulgadas exportações de 25 mil toneladas de trigo, entre 20 e 26 de agosto de 2023, pelo porto do Rio Grande, de acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC). Na semana anterior, não havia volume de trigo identificado no line up de exportação.

Até a semana 71 do ano de 2023, as exportações de trigo totalizaram 2,454 milhões de toneladas. Importante lembrar que, os meses de junho, julho e agosto geralmente não possuem volumes de exportação, mas como o Brasil possui um excedente de produção, o envio internacional do cereal, ajuda na valorização do produto no mercado interno.

Boletim de monitoramento da Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou o monitoramento das lavouras brasileiras de trigo, dando informações de cada estado produtor, para o mês de agosto.

No Rio Grande do Sul, a produção de trigo é satisfatória, de acordo com o órgão e os produtores trabalham para o bom andamento da cultura. No Paraná, algumas regiões produtoras foram afetadas pelas altas temperaturas deste inverno, mas no geral, há um bom andamento do cultivo. Em Santa Catarina, foi finalizada a semeadura e as chuvas da última semana não prejudicaram as atividades nas lavouras.

No Sudeste, Minas Gerais alcançou 47% de colheita dos cultivos de sequeiro e irrigado, com os grãos apresentando alta qualidade, produtividade e elevado PH. Em São Paulo, a maioria das lavouras estão em enchimento de grãos, com a colheita iniciada.

Goiás colheu 70% das páreas de trigo e as lavouras irrigadas estão em fase de maturação. No Mato Grosso, as poucas chuvas que ocorreram em agosto contribuíram para as lavouras que estavam em enchimento de grãos. Na Bahia, os cultivos apresentaram ótima qualidade.

Mercado interno

O mercado interno de trigo está atento para a frente fria que chegou no país, devido ao risco de chuvas com alta intensidade, durante o período da colheita. No momento, a colheita foi realizada em apenas 7% de todas as lavouras. Caso as chuvas ocorram prejudicando as lavouras, os preços de trigo podem subir no médio prazo.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?