Começamos com os dados da Balança Comercial no país até a 2° semana de maio.
Segundo os dados da Secex, para os 7 dias úteis contabilizados, foram exportadas 50,018 mil toneladas de trigo e centeio não moídos, o que já representa 73,30% do volume total exportado no mês de maio em 2023.

A média diária de embarques para os 7 dias foi de 7,145 mil toneladas.
Quanto às importações, neste mesmo período totalizaram 270,077 mil toneladas, o que representa 95,25% do volume total importado em todo o mês de maio em 2023.
As importações já estavam previstas para aumentar neste ano após a queda na qualidade das lavouras brasileiras, porém, neste início de mês, o ritmo de compra por parte dos moinhos aumentou frente aos acontecimentos no Rio Grande do Sul.
Com importantes moinhos locais inundados, e trigo com pH panificável na região perdidos, indústrias de outras localidades devem atender a demanda nacional, o que resulta no aumento das compras do trigo.
Quanto às exportações, com o trigo valorizado mundo afora, os produtores brasileiros estão encontrando negócios favoráveis para o seu trigo de baixa qualidade, que está sendo comprado para o uso em ração animal.
Apesar dos preços terem valorizado no mercado nacional na última semana, esta segunda-feira (13) foi de leves recuos para as principais praças de negociação.
O estado do Paraná está avançando com os trabalhos no campo, e segundo a Conab já conta com 27% das lavouras previstas semeadas.
