Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

MINUTO DO CAFÉ: as cotações tentam dar uma segurada, mas o temor macroeconômico não alivia

Após acumular 13 sessões de queda, as cotações tentam reverter a situação negativa.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 01/11/2022 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Os futuros do café arábica iniciaram a semana em alta! Isso mesmo, o contrato dezembro NY (KCX2) valorizou +4,65% nesta segunda-feira (31), encerrando o dia cotado a 177,70 cents/lp. Após acumular 13 sessões de queda, as cotações tentam reverter a situação negativa.

Ante ao cenário macroeconômico negativo ao redor do globo, o temor de uma recessão econômica e queda no consumo desta bebida se sobrepôs aos fundamentos. Mesmo com o consumo não apresentando forte queda durante a Covid-19, os acontecimentos em sequência assustaram o mercado, que duvidou da resiliência dessa commodity.

Somado a isso, o clima no Brasil, maior produtor mundial de arábica, estava sendo favorável para as floradas dos cafezais, trazendo uma perspectiva de boa safra para 2022/23. A produção brasileira de café, segundo a Conab, está estimada em 50,38 milhões de sacas. Entretanto, tenho conversado com cafeicultores e a realidade não é muito agradável.

Em Minas Gerais, principal estado produtor, as chuvas de granizo nas últimas semanas trouxeram perdas significativas nos campos mais ao sul. Além disso, os cafeicultores comentam que as floradas estão desuniformes e apresentando alterações fisiológicas frente a lenta recuperação devido as geadas anteriores e o menor uso de fertilizantes.

Diante desse cenário, podemos pensar que a queda nas cotações do café foi um tanto “exagerada”. As exportações de café não torrado do Brasil somaram no mês de outubro 199,898 mil toneladas, um aumento de +5,85% ante ao volume do mesmo período no ano anterior. Com uma demanda ok, um histórico de resiliência do café e os estoques certificados da ICE caindo para 384,795 mil sacas, o temor pelo consumo deveria ser assim tão grande?

O Brasil passou neste último dia 30 pelo 2° turno das eleições, que teve como resultado a eleição de um candidato mais centro esquerda para o país. Com a informação ainda repercutindo pelos estados, resultando em protestos e rodovias fechadas, nos resta aguardar para ver como isso será digerido e quais serão as consequências nas commodities agrícolas

Ademais, nesta terça-feira (01) o café arábica contrato dezembro NY (KCZ2) encerrou cotado a 175,05 cents/lp, uma retração de -1,49% ante ao dia anterior.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?