Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

MINUTO DA SOJA: em 11 dias úteis, exportações brasileiras de soja já superam volume total embarcado nesse mesmo mês de 2022

Dados da Secex apontaram que até a 3° semana desse mês foram exportadas 3,072 milhões de toneladas de soja.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 21/11/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

A semana começou bem positiva para a oleaginosa.

No Brasil, tivemos a atualização da Balança Comercial, onde os dados da Secex apontaram que até a 3° semana desse mês foram exportadas 3,072 milhões de toneladas de soja, ultrapassando em apenas 11 dias úteis o volume de 2,524 milhões de toneladas exportadas em todo o mês de novembro em 2022!

Para esses 11 dias a média diária de embarques foi de 279,357 mil de toneladas.

Com uma demanda tão aquecida pelo grão brasileiro, os futuros da oleaginosa operaram a segunda-feira (20) no campo positivo para os principais contratos na B3, com o vencimento dezembro variando +2,01% no dia.

Outro responsável pelas recentes altas da soja é o clima na América do Sul. Apesar de anunciarem chuvas na última semana em importantes regiões produtoras do Brasil, as precipitações ocorreram de forma desuniforme, não sendo suficiente para alterar o cenário de quebra para a cultura.

O plantio da soja brasileira segue atrasado, assim como os trabalhos do replantio, levantando uma forte preocupação com a oferta do grão.

Até o último dia 16 de novembro, os trabalhos haviam chegado a 68% da área total no país, um atraso de 12 pontos percentuais ante ao plantio finalizado neste mesmo período do ano anterior.

No mapa abaixo é possível observar que para a próxima semana a seca deve permanecer ao Norte e Centro-Oeste, e chuvas acima da média seguem previstas ao Sul.

Nos Estados Unidos, os futuros da soja também atuam com valorização na Bolsa de Chicago, com as cotações apoiadas no clima da AMS. O contrato dezembro variou +2,01% no dia.

Com a colheita norte-americana finalizada, temos atualização do USDA para as inspeções semanais de grãos para exportação. Na semana encerrada no dia 16 de novembro, foram inspecionadas 1,609 milhão de toneladas de soja, abaixo da semana anterior e do volume de 2,493 milhões inspecionadas em igual período do ano anterior.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?