Abrimos a semana com atualização da Balança Comercial preliminar do mês no Brasil. Segundo os dados da Secex, até a 2° semana de abril foram exportadas 7,549 milhões de toneladas de soja, o que representa 66% de todo o volume exportado no mês em 2022. Com números tão positivos teremos mais um recorde nas exportações?
Segundo estimativas atualizadas da Anec, o Brasil deve exportar 15,15 milhões de toneladas de soja neste mês de abril.
Até o dia 13 a colheita da soja no país atingiu 86% da área total, apenas 1 ponto percentual atrás do número do ano anterior. Os números avançam conforme os trabalhos vão finalizando no estado do Rio Grande do Sul, o qual se encontram em 31% do total.
Quanto ao mercado físico, a semana começa negativa para os preços da saca, os quais recuam nas principais praças de negociação. Em Lages/SC a variação foi de -1,4%, levando o preço da saca para R$ 137,00.
No mercado externo o USDA já começa a todo vapor. O plantio de soja nos EUA tem início, e até o dia 16 atinge 4% do total, já à frente da média de 4 anos e do ano anterior, ambos de 1% para o período.
Para as inspeções semanais de grãos para exportação no país, até o dia 13 foram inspecionadas 526,376 mil toneladas de soja, bem abaixo das 1,008 milhão inspecionadas em igual período do ano anterior.
Com início lento do “dólar soja” na Argentina, o óleo e farelo de soja têm forte alta na Bolsa de Chicago e puxão os futuros do grão, que variam +1,11% na sessão de segunda-feira (17).