Melhoramento Genético: Cultivar precoce do Girassol está ganhando espaço na safrinha do Cerrado

  • 25/06/2019
  • 4
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Girassol - Melhoramento Genético

A cultivar do girassol BRS 323 ganha na precocidade e produtividade, possibilitando o adiantamento da colheita em até 40 dias em relação ao milho...

Veja Mais
China exclui soja e carne suína dos EUA de tarifas adicionais em gesto conciliatório
Chuva e Frio: semana prossegue sob efeito gangorra no clima em diversas regiões do país
Sul: frio extremo e geada causam prejuízos ainda não contabilizados em lavouras
Proposta de aumento 17% do ICMS nos defensivos agrícolas, gera polêmica no estado de Santa Catarina.
Melhoramento Genético é um nicho de mercado na bovinocultura

Uma nova cultivar de girassol tem se tornado opção de cultivo na safrinha para os produtores do Cerrado, a BRS 323. A cultivar foi obtida a partir do programa de melhoramento genético de girassol, coordenado pela Embrapa Soja de Londrina (PR), em parceria com a Embrapa Cerrados em Planaltina (DF).

Este híbrido simples possui o ciclo precoce (de 80 a 98 dias), facilitando sua utilização no sistema de produção, na rotação de cultura ou sucessão, o teor de óleo nos aquênios varia entre 40% a 44.

Além de ganho de tempo pela precocidade, a cultivar BRS 323 que foi lançada em 2013, mas que vem ganhando espaço aos poucos possui maior resistência ao míldio (raça 330), uma das principais doenças no girassol em todo o mundo. Entre os danos provocados pode ocorrer a morte precoce da planta ou perda total da produção. Além de ser a única opção no mercado com resistência ao nematoide de galhas (Meloidogyne javanica).

Com origem na América do Norte, o girassol é a quarta oleaginosa mais plantada no mundo, o que resulta em 13% de todo o óleo vegetal produzido. No Brasil, a área de cultivo para a safra 2018/19 foi de 65,8 mil hectares, com média de 1.763 kg/ha de produtividade segundo os dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Entre as características fenológicas da planta está o seu tamanho que pode variar entre 166 a 190 cm de altura, fornecendo o peso de 60 a 75g de peso de mil aquênios. A Embrapa ressalta que algumas características agronômicas podem variar de acordo com o ano, região, nível de fertilidade do solo e época de semeadura.

Um dos pesquisadores da Embrapa Cerrado complementou que: “Ao utilizar a BRS 323, o produtor consegue antecipar em até 20 dias a colheita, já que ela pode ser colhida com 100 dias da semeadura”.

Roberto Freitas, consultor da fazenda Santa Brígida, em Ipameri no Estado de Goiás que já vem utilizando o girassol BRS 323 diz o seguinte: “Colhi o girassol aqui na fazenda 40 dias antes do milho safrinha” e ainda complementa “Plantamos de forma experimental essa variedade por duas safras seguidas, obtendo produtividade de até 2.360 kg/ha numa faixa de quatro hectares. Nessa safra 2018/2019, apostamos na tecnologia e plantamos comercialmente”.

Outra característica destacada pelo consultor, é que a cultivar híbrida do girassol é 42% mais barata no mercado em relação a outras cultivares disponíveis. Nesta safra, Freitas relata que o plantio em toda a região foi em torno de 450 ha do girassol BRS 323 da Embrapa, a colheita está prevista para final de junho.

Faça seu cadastro agora e acompanhe as análises de mercado de trigo, milho, soja, laranja, café, cana de açúcar, algodão, arroz e derivados. Você terá acesso gratuito por 7 dias. Após este período, poderá acessar ainda GRATUITAMENTE, nossas matérias abertas; agroindústria, logística, carnes, conjuntura de grãos e conjuntura econômica. É rápido e descomplicado. Um pé no campo e outro nos negócios. Basta clicar aqui.

Conteúdo publicado com base nos dados da Embrapa Cerrados e Juliana Caldas – Mato Grosso Mais.

Veja Mais
EUA com melhora na produção de soja e com ganhos nas cotações do grão na bolsa de Chicago
Balanço Semestral do Milho: Milho Brasil e Milho Mercado Externo
Viés de queda continua a prevalecer nos preços da soja em Chicago
Alta no preço e no volume de exportações do trigo norte-americano são os destaques desse início de semana
Milho desvaloriza na CBOT, acompanhando viés de baixa no mercado

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo