Agrotóxicos: Entenda porque o Manejo Integrado de Pragas é tão importante para a produção de alimentos

  • 17/06/2019
  • 2
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

O Brasil é um país de clima considerado tropical, ou seja, as características climáticas apresentam grande índice de umidade e calor, proporcionando um ambiente rico em biodiversidade e recursos naturais. No entanto, este ambiente acaba também favorecendo o aparecimento de diversos insetos, fungos, nematoides e plantas invasoras, que acabam competindo por nutrientes, água e espaço, na área agrícola, além de comprometerem a qualidade e produtividade dos alimentos...

O fato é que, os problemas enfrentados no campo, tem uma consequência maior quando as pragas atingem os níveis de dano econômico que variam de acordo com a cultura, o que em tese quer dizer que quando uma praga causa grande prejuízo na cultura, ela vai acarretar uma baixa produtividade ou perda na qualidade do alimento, que por consequência vai reduzir a oferta do produto no mercado, elevando o seu preço e de todos os seus derivados.

Um caso já comentado aqui pela AF News é o vírus do mosaico-dourado, doença que acarreta grandes prejuízos na cultura do feijão (clique aqui para ver). É por esta razão que em certas épocas o feijão encarece, deixando os consumidores aborrecidos.

Para mitigar os problemas mencionados, é que o produtor precisa fazer o uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos), pois caso contrário, se a lavoura não for protegida, os níveis de perda podem chegar a 100% da produção.

Como o uso de agrotóxicos é quase que inevitável, existe uma alternativa: O MIP – Manejo Integrado de Pragas, este conceito adota o monitoramento da lavoura como premissa de fazer o uso racional de agrotóxicos visando controlar as plantas invasoras (plantas daninhas) e proteger as plantas comerciais de insetos, lagartas e larvas que podem se alimentar da cultura ou serem vetores de doenças ao vegetal.

O MIP não tem como objetivo eliminar as pragas por completo, já que muitas delas fazem um papel extremamente importante para o meio ambiente, mas sim, em controlá-las para que fiquem sempre abaixo do nível de dano econômico.

Para se colocar o manejo integrado em prática, é necessário conhecer o histórico da área, quais as culturas são mais adequadas para aquela região, quais possuem maior resistência ao ataque de pragas e quais os métodos efetivos para as manterem controladas.

Um dos principais procedimentos à serem adotados, é a rotação de cultura (diversificar o plantio de culturas diferentes, pois normalmente as pragas principais de uma planta, não são a mesma que em outra cultura). Plantar na época certa e manter o solo em bons níveis de fertilidade, ajuda no estabelecimento da cultura de forma mais rápida, evitando a suscetibilidade da planta ao ataque de pragas.

Como o nome já diz, o manejo integrado, deve abranger todas as etapas de cultivo, desde a escolha da cultivar a ser plantada, o espaçamento na semeadura, método de irrigação, saber quais as pragas-chaves que realmente causam danos e que serão controladas, qual produto será utilizado, tratos culturais, etc.

Como a maioria dos herbicidas e inseticidas possuem especificidade em relação à praga (ou seja, só irá controlar o inseto ou planta invasora específica), são necessárias diversas aplicações de defensivos diferentes durante o desenvolvimento da cultura, para controlar pragas diferentes, o que encarece muito o custo de produção.

Portanto, fazer o monitoramento da lavoura através do MIP, faz com que se diminuam as aplicações de defensivos, ajudando a reduzir o custo de produção (redução de compra de agrotóxicos e uso de maquinários), a controlar melhor as pragas para ficarem abaixo do nível de dano econômico e auxilia na preservação do meio ambiente e a segurança alimentar, visto que a redução dos agrotóxicos é uma pauta muito importante nos dias de hoje.

Faça seu cadastro agora e acompanhe as análises de mercado de trigo, milho, soja, laranja, café, cana de açúcar, algodão, arroz e derivados. Você terá acesso gratuito por 7 dias. Após este período, poderá acessar ainda GRATUITAMENTE, nossas matérias abertas; agroindústria, logística, carnes, conjuntura de grãos e conjuntura econômica. É rápido e descomplicado. Um pé no campo e outro nos negócios. Basta clicar aqui.





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo