Carne de frango: melhora na liquidez do mercado doméstico

  • 14/06/2019
  • 5
  • Categoria(s): Mercado de carnes |

A carne de frango teve alta nesta primeira quinzena de junho. É o que mostra uma pesquisa divulgada, nesta sexta-feira (14), pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Do ponto de vista dos especialistas, a melhora na liquidez nada mais é do que uma típica reação impulsionada pelo giro de dinheiro nas praças, com o pagamento de salários da população.

Essa injeção na economia também influencia nas cotações. O frango inteiro resfriado e o congelado apresentaram a seguinte média de preço, no atacado das regiões da grande São Paulo: R$4,82/kg.

Para os analistas do Cepea, há uma forte expectativa de que a liquidez da carne de frango melhore no mercado doméstico. Isto porque a competitividade em relação à carne suína também deve aumentar. É que a carne de porco, tende a registrar maior demanda, puxadas pelo frio e pela valorização atual.

Liderança

O Brasil desponta em segundo lugar no ranking mundial de produção da carne de frango, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Mas, encabeça o topo da lista com o título de maior exportador de carne de frango no mundo.

Segundo relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a produção de carne de frango brasileira deve crescer 1,8% em 2019, o que deve elevar os indicadores para 13,6 milhões de toneladas.

A projeção do órgão norte-americano é um pouco mais otimista que as projeções divulgadas pela ABPA(Associação Brasileira de Proteína Animal) no final de 2018: crescimento de 1,39% – 13,2 milhões de toneladas.

Exportações 2019
Sobre a carne embarcada para fora do país, apesar de revisar para baixo a previsão de produção brasileira de carne de frango para 2019, o USDA aponta que as exportações deverão crescer cerca de 1,3 %.

Segundo os especialistas, o tímido aumento nas exportações da proteína de frango, tem a ver com os maiores embarques projetados para novos mercados como Coreia do Sul, Chile e México. Além disso, há que se considerar a interferência de uma maior demanda.

Faça seu cadastro agora e acompanhe as análises de mercado de trigo, milho, soja, laranja, café, cana de açúcar, algodão, arroz e derivados. Você terá acesso gratuito por 7 dias. Após este período, poderá acessar ainda GRATUITAMENTE, nossas matérias abertas; agroindústria, logística, carnes, conjuntura de grãos e conjuntura econômica. É rápido e descomplicado. Um pé no campo e outro nos negócios. Basta clicar aqui.  

 





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo