Abiove confirma retração em 18,5% nos embarques do complexo soja para safra atual

  • 14/06/2019
  • 8
  • Categoria(s): Mercado de Soja |

A tendência do mercado chinês em manter o  ritmo lento na importação da soja brasileira, em um cenário, cuja a oferta global se apresenta confortável, levou a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) a reconsiderar suas estimativas frente às exportações do grão para atual safra.

De acordo com a entidade, o novo ajuste estima que a colheita nacional chegará a 117,6 milhões de toneladas nesta safra 2018/19 - o equivalente a 4,5% menos que o total da safra 2017/18. A retração deriva, sobretudo, na pior das expectativas dos embarques para a China.

Desaceleração China

A China é responsável por quase 60% das importações mundiais do grão. O país asiático registra desaceleração do crescimento de sua economia e sofre com um grave surto de peste suína africana. Os reflexos imediatos provocados reduziram a demanda para a produção de ração animal.

Segundo o USDA, as importações totais da China devem cair para 88 milhões de toneladas na safra internacional 2018/19, que terminará em agosto, ante 94,1 milhões de toneladas no ciclo 2017/18. As importações globais na atual temporada estão estimadas pelo USDA em 151,2 milhões de toneladas, o que corresponde a dois milhões de toneladas a menos que na safra passada.

Em entrevista ao portal AF News, o economista-chefe da Abiove, Daniel Furlan Amaral, comenta que as exportações de soja em grão de 2018 representaram um recorde histórico, já que a indústria e as empresas exportadoras souberam aproveitar uma janela de oportunidade em função da quebra de safra na Argentina, do crescimento do mercado consumidor chinês e também da guerra comercial entre a China e Estados Unidos, a qual abriu ainda mais o mercado para o produto brasileiro.

"Em 2019, as exportações continuam fortes considerando a média histórica, porém em ritmo menor relativamente ao ano anterior em razão da maior safra da Argentina e da redução da demanda chinesa devido à gripe suína africana que atinge os rebanhos locais", acrescentou o economista.

 Embarques Farelo e óleo

A previsão é de que o Brasil embarque cerca de 68,1 milhões de toneladas destinados à exportação. A produção de farelo de soja deve chegar a 32,6 milhões de toneladas. O consumo doméstico deve oscilar na casa dos 16,3 milhões de toneladas e a exportação em 16,2 milhões.

CONFIRA AQUI A TABELA DE EXPORTAÇÕES DO COMPLEXO SOJA (*até maio)

Para a Abiove, a ampliação do mercado externo para o produto industrializado é algo urgente e necessário. Isto porque existe uma capacidade ociosa de esmagamento de 20 milhões de toneladas de soja no parque industrial brasileiro.

Atualmente, 65 países são compradores em potencial do farelo de soja e do grão brasileiro. As indústrias de processamento instaladas em 75 cidades do país representam um investimento acumulado de R$ 35 bilhões.

Faça seu cadastro agora e acompanhe as análises de mercado de trigo, milho, soja, laranja, café, cana de açúcar, algodão, arroz e derivados. Você terá acesso gratuito por 7 dias. Após este período, poderá acessar ainda GRATUITAMENTE, nossas matérias abertas; agroindústria, logística, carnes, conjuntura de grãos e conjuntura econômica. É rápido e descomplicado. Um pé no campo e outro nos negócios. Basta clicar aqui. 

 

 

Veja Mais
Soja – Balanço Semanal: Mercado externo fecha com valorização pela quarta vez consecutiva
Mercado doméstico da soja apresenta preços firmes com nova alta na Bolsa de Chicago
Contratos futuros da soja registram alta no fechamento desta quinta-feira
Soja Brasil: Cotação apresenta leve desvalorização após o dólar registrar queda de 0,19%
Sem acordo comercial, as cotações futuras de soja seguem sob pressão

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo