Portos do Paraná: sistema unificado de identificação deve ser retomado; tecnologia permite desburocratizar a logística de fiscalização de mercadorias

  • 12/06/2019
  • 5
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Pioneirismo. Essa é a palavra que define a implantação da estrutura de todo o sistema unificado de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias no estado, pela administração dos Portos do Paraná. 

A tecnologia, apta desde 2015, está instalada nas antenas e nos portões de acesso ao cais. “O Porto já está estruturado para receber esse sistema. A ideia é segmentar, a começar pelo que é mais crítico e urgente para o Estado. Tudo isso será feito em diálogo e planejamento conjunto com a comunidade portuária”, disse o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia, ao participar nesta terça-feira (11) do 3º Workshop Brasil ID Smart Port, na sede do Ministério Público do Estado, em Curitiba.

Diálogo Intraportuário

Segundo a organização do fórum, a retomada dos debates só foi possível pela abertura da gestão portuária para inovação, integração com a comunidade e a preocupação em melhorar a relação com os moradores locais.

Para a promotora Priscila Cavalcante, a expectativa é implantar, em Paranaguá, os Portos Inteligentes e Cidades Inteligentes do Litoral, com a estruturação de um escritório de projetos. “O programa Brasil ID propõe justamente a integração da cadeia logística para melhorar e agilizar o escoamento das mercadorias e suprimentos e o uso inteligente dos dados”, justifica.

O sistema de identificação pretende integrar não apenas a gestão portuária e os municípios do entorno, mas também irá trazer outros benefícios como a redução de riscos, impactos, custos e melhoria da qualidade de vida à população.

Sobre O BRASIL ID

O Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, denominado como “Brasil-ID’, foi criado através de um acordo de cooperação técnica firmado em 31 de agosto de 2009, entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Receita Federal e os Estados da União. 

O Sistema baseado na tecnologia de Identificação por Radiofrequência  (RFID) e outras de comunicação sem-fio relacionadas, visa estabelecer um padrão único para implementação de Identificação por Radiofreqüência a ser utilizado em produtos e documentos fiscais em circulação pelo país, prevê, ainda, a estruturação de serviços de rastreamento e verificação de autenticidade. Com isso, pretende-se desburocratizar e acelerar o processo de produção, logística e de fiscalização de mercadorias pelo país.

*Fontes: Brasil ID/AEN

Faça seu cadastro agora e acompanhe as análises de mercado de trigo, milho, soja, laranja, café, cana de açúcar, algodão, arroz e derivados. Você terá acesso gratuito por 7 dias. Após este período, poderá acessar ainda GRATUITAMENTE, nossas matérias abertas; agroindústria, logística, carnes, conjuntura de grãos e conjuntura econômica. É rápido e descomplicado. Um pé no campo e outro nos negócios. Basta clicar aqui.

 





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo