Saída pelo mar: logística portuária paranaense aumenta a relevância da estrutura no embarque da soja

  • 11/06/2019
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  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Você sabia que os Portos do Paraná responderam por 19% do corredor de exportações do complexo soja brasileiro em 2019? O Ministério da Agricultura, divulgou recentemente dados da Balança Comercial do Agronegócio, que revelaram a expressiva participação no escoamento do grão e derivados por meio dessa  logística de transporte. Entre janeiro e abril, o país exportou 31,6 milhões de toneladas do produto em grãos, farelo e óleo. Destes, 6 milhões saíram pelos terminais paranaenses.

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De acordo com informações publicadas no portal da AEN ( Agência Estadual de Notícias), o presidente dos portos paranaenses, Luiz Fernando Garcia, teria enaltecido o protagonismo portuário do estado, dada às devidas proporções de estrutura operacional: “podemos dizer que somos o mais eficiente do país”.

 Embarque marítimo

O complexo soja continua sendo o principal segmento das exportações do Brasil. As vendas externas desses produtos somam US$ 11,52 bilhões em 2019. O embarque de soja em grão foi recorde, com alta de 12% na comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado: 26,32 milhões de toneladas no país e quase 4 milhões via Porto de Paranaguá (o equivalente a 15%).

Sobre o farelo de soja, o Paraná embarcou 36% do total nacional. Foram 5,1 milhões de toneladas embarcadas no país, sendo 1,8 milhão somente no Estado. Na movimentação de óleo de soja, a participação paranaense chegou a 88%. Das 244 mil toneladas do produto que saíram do Brasil, 215 mil saíram pelo porto paranaense.

Carregamento recorde

O carregamento recorde de 90 mil toneladas de farelo de soja em um único navio graneleiro - o chinês Lan Hua Hai, que partiu para a Holanda no último dia 05 -, reafirma a capacidade operacional do Porto de Paranaguá.

O diretor de Operações dos Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, atribuiu à estrutura marítima o crédito da operação gigantesca. "Damos total condição de segurança para operações e movimentações de embarcações deste porte", afirmou.

A configuração do Corredor de Exportação é outro diferencial. Segundo o diretor, se destaca não apenas pela capacidade técnica e operacional dos equipamentos de carregamento, localizados no cais, mas também pela estrutura de armazenagem e retaguarda.

"O modelo adotado, com vários terminais interligados para carregar em três berços prioritários, permite que mais de um terminal embarque em um único navio simultaneamente. Esse fator cria maior flexibilidade de utilização de capacidade estática de cada terminal e permite uma maior produtividade de cada berço de atracação", afirmou.

Importações

Os dados também atestam participação dos portos paranaenses, na entrada de produtos do agronegócio no Brasil, como o trigo e o malte. O sistema modal do Paraná respondeu por 9% das 2,5 milhões de toneladas de trigo importadas pelos brasileiros e por 15% das 346 mil toneladas de malte que chegaram ao país em 2019.

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