Fertilizantes: saiba como aumentar a produtividade da sua lavoura com o Conceito 4C

  • 10/06/2019
  • 2
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Diversos são os componentes, marcas e produtos de nutrição de plantas presentes no mercado, mas você sabe qual é o fertilizante mais adequado e que irá atender todas as necessidades da planta? Bem, não é tão simples assim...

Embora os fertilizantes disponíveis para comercialização no Brasil possuam as mais variadas características e que prometam otimizar o tempo de cultivo, acelerando o desenvolvimento dos estágios das culturas, fornecendo vigor e sanidade à planta, o produto não fará “milagres” se não houver boas práticas culturais associadas.

Deste modo a AF News Agrícola pesquisou sobre o Conceito dos 4 C’s e ressaltou algumas dicas para aumentar a eficiência do seu fertilizante e por consequência alavancar a produtividade.

Uma das premissas básicas para aumentar a eficiência da adubação é que as suas práticas sejam realizadas de maneira responsável e eficiente.

O Conceito 4C engloba o fundamento das Boas Práticas para Uso dos Fertilizantes, que vem da sigla em inglês BPUFs, nos quais consiste aplicar a fonte certa, na dose certa, na época certa e no lugar certo. Deste modo, a aplicação adequada de fertilizantes irá gerar com mais facilidade bons resultados no campo.

De acordo com Casarin e Stipp, existe alguns princípios universais relevantes para a metodologia dos 4Cs e práticas associadas à sua aplicação:

  1. Fonte certa: Consiste na aplicação da adubação equilibrada, que irá aumentar a eficiência de utilização do nutriente. São 17 os elementos mais importantes que uma planta necessita, macronutrientes (N, P, K, Ca, Mg, S) e os micronutrientes (Cl, Fe, B, Mn, Zn, Cu, Mo e Ni), além de Carbono, Hidrogênio e Oxigênio.

Para que seja possível dar a planta exatamente à quantidade de nutriente que ela precisa, é primordial que se realize a análise de solo para então conhecer as reais necessidades da cultura. Só assim, será possível fornecer o que a planta precisa, buscando o fertilizante que melhor corresponde a sua demanda nutricional.

  1. Dose certa: Sabido quais os nutrientes e escolhido o fertilizante que poderá ser sólido em grânulos para aplicação via solo/raiz ou líquido para aplicação foliar, deverá ser elaborado um plano de adubação, com a recomendação da dose adequada, melhor época de aplicação, ou seja, em que estágio a planta irá absorver com maior eficiência o nutriente e local de aplicação (raiz, via foliar, etc).
  2. Época certa: A escolha da época vai depender além do estágio em que a planta se encontra, como também em que fase os nutrientes serão melhor absorvidos. Além de tudo, a logística das operações de campo e o clima no dia da aplicação são de extrema importância para a tomada de decisão. Em dias de precipitação, normalmente a aplicação é inviável por conta da grande tendência de perda por lixiviação.
  3. Local certo: Saber exatamente o local em que a cultura irá melhor assimilar os nutrientes é primordial para um bom resultado na eficiência da aplicação do fertilizante. Os nutrientes devem ser colocados de forma que a planta consiga ir se desenvolvendo e ao mesmo tempo, absorver os nutrientes de acordo com a sua necessidade de forma que o seu gasto enérgico só esteja focado no seu crescimento e não buscando as fontes de nutrição, já que eles estão de fácil disposição.

Em suma, os fertilizantes tem um especial trabalho na produção de alimento, estima-se que 50% da produção de comida no mundo é obtida graças ao grande avanço tecnológico e eficiência que os produtos de nutrição de plantas fornecem.

Faça seu cadastro agora e acompanhe as análises de mercado de trigo, milho, soja, laranja, café, cana de açúcar, algodão, arroz e derivados. Você terá acesso gratuito por 7 dias. Após este período, poderá acessar ainda GRATUITAMENTE, nossas matérias abertas; agroindústria, logística, carnes, conjuntura de grãos e conjuntura econômica. É rápido e descomplicado. Um pé no campo e outro nos negócios. Basta clicar aqui.

 

Texto baseado no artigo publicado na Segs, de autoria de Valter Casarin e Silvia Regina Stipp.





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo