Apetite do consumidor aumenta por produtos à base de soja no varejo

  • 07/06/2019
  • 6
  • Categoria(s): Mercado de Soja |

Você sabia que atualmente existem mais de 200 produtos derivados da soja disponíveis nas prateleiras dos supermercados brasileiros? O leque de derivados da oleaginosa no varejo denota uma mudança de hábito dos consumidores, que antes demonstravam menos simpatia pelos produtos.

Pesquisas de mercado mostram, cada vez mais, um público preocupado com a qualidade de vida e que busca inserir no cardápio diário alimentos mais saudáveis e modernos. Essa preocupação em seguir uma dieta mais leve influenciou para que o varejo do segmento tivesse um disparo recorde no volume de vendas, nas últimas décadas.

A bebida à base de soja - que substitui o leite – aparece no topo dos produtos preferidos. Em segundo lugar, aparece o óleo de cozinha, também chamado de óleo vegetal. As gôndolas contam diversos sabores de sucos de frutas, creme de soja (substituto do creme de leite), hambúrguer, empanados de frango e até lasanha ou ravióli prontos, cujo molho à bolonhesa é preparado com proteína da soja no lugar da carne.

Aposta no mercado

De olho nesse mercado promissor, a Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar), segunda colocada no ranking de empresas que produzem alimentos à base de soja no País, tem apostado na produção de alimentos à base de soja desde 2004, quando colocou no mercado as primeiras bebidas - na forma original e com sabores de frutas. Naquele ano, a produção dos produtos derivados do grão não passou de 40% da capacidade da fábrica. Porém, a aceitação das bebidas foi tão grande que, no ano seguinte, a produção já era de 70% para bebidas à base de soja e apenas 30% para a de sucos, com apenas o néctar da fruta. De lá para cá, o salto na produção foi ainda maior e o mix de produtos só vem aumentando.

Poder nutricional

O grão tem um valor nutricional muito versátil. Além da proteína, a soja é rica em lipídeos, fibras, vitaminas, minerais e fito-hormônios conhecidos como isoflavonas. Estudos revelam que essas substâncias agem como um elemento antioxidante reduzindo as taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue e equilibram a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino, atuando no organismo como coadjuvante para aplacar os sintomas da menopausa. “A proteína da soja é semelhante às da carne, porém não contém gordura saturada e colesterol”, avaliou a nutricionista e  supervisora da clínica de Nutrição da Unicesumar, professora Hellen Jaqueline Sanches.

Para a nutricionista, apesar do grão ter um alto valor nutricional é preciso desmistificar o fato de que as pessoas o consome achando que uma dieta rica em soja será a solução de todos os problemas no quesito saúde. “O alimento à base de soja não é nenhum salvador da pátria”, pondera a nutricionista. Hellen esclarece: “pacientes que têm intolerância à lactose, por exemplo, recomenda-se a substituição do leite de vaca pelo leite de soja, desde que atenda a mesma recomendação em proteína e cálcio”.

Faça seu cadastro agora e acompanhe as análises de mercado de trigo, milho, soja, laranja, café, cana de açúcar, algodão, arroz e derivados. Você terá acesso gratuito por 7 dias. Após este período, poderá acessar ainda GRATUITAMENTE, nossas matérias abertas; agroindústria, logística, carnes, conjuntura de grãos e conjuntura econômica. É rápido e descomplicado. Um pé no campo e outro nos negócios. Basta clicar aqui.

Veja Mais
Soja no mercado externo opera com valorização e apresenta recuo nas vendas liquidas e exportações
Cotação da soja no mercado interno registra valorização em algumas regiões nesta quinta-feira
Cotação da soja opera em queda nesta terça-feira na Bolsa de Chicago
Plantio de soja segue atrasado nos estados do Paraná e Mato grosso
Soja – Balanço Semanal: Cotação da soja no mercado interno e externo registra valorização

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo