Leve aumento de preço na soja em Chicago, mas com prospecção de queda

  • 16/05/2019
  • 4
  • Categoria(s): Mercado de soja |

Hoje (16/05/2019) os preços da soja na Bolsa de Chicago iniciaram o dia em viés de alta, após fecharem a quarta (15) com variação positiva em aproximadamente... (Efetue o Login ou Cadastre-se para continuar lendo).

Hoje (16/05/2019) os preços da soja na Bolsa de Chicago iniciaram o dia em viés de alta, após fecharem a quarta (15) com variação positiva em aproximadamente US$ 1,50 por tonelada para mercado futuro até setembro de 2019. Entretanto, este aumento é pontual e não reflete a tendência de preços que poderá ocorrer nos próximos dias. Este aumento verificado, ocorreu em razão de coberturas de posições vendidas.

O alto índice de precipitação no meio-oeste dos EUA está atrasando a semeadura do milho, o que tende a prejudicar o cenário otimista, pois estas áreas poderão ser destinadas ao plantio de soja, impactando numa possível queda de preços da oleaginosa. O tempo ideal para o plantio de milho se encerra em duas semanas nos EUA. Até domingo, os produtores haviam semeado apenas 30% da área prevista para o cereal.

Outro fator negativo atuando nos preços da soja é o fato de a China, principal consumidor mundial da oleaginosa, estar com os rebanhos de suínos sendo atingidos pela peste suína, cujas perdas produtivas já alcançam 22,3% do rebanho nacional.

As negociações internacionais entre EUA e China preocupa os investidores do mercado de soja, diante das constantes oscilações nos preços. Donald Trump denominou estes acordos ainda em discussão nesta semana como “pequena briga”. A disputa comercial entre os dois países já levou os estoques de passagem da soja nos EUA aumentarem de 24,37 milhões de tons para 27,09 milhões de tons de soja na safra 2018/19, segundo o USDA.

TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA HOJE EM CHICAGO