Ampla oferta de soja e dificuldades no setor permeiam o mercado da oleaginosa

  • 02/05/2019
  • 2
  • Categoria(s): Mercado de soja |

O mercado da soja atravessa um período delicado, impactando preços e negócios no âmbito brasileiro. A Bolsa de Chicago, um dos termômetros dos preços mundiais da soja, registrou nesta terça-feira (30) o menor preço em dez meses —US$ 8,5125 por bushel (27,2 kg)... (Efetue o Login ou Cadastre-se para continuar lendo).

O mercado da soja atravessa um período delicado, impactando preços e negócios no âmbito brasileiro.

A Bolsa de Chicago, um dos termômetros dos preços mundiais da soja, registrou nesta terça-feira (30) o menor preço em dez meses —US$ 8,5125 por bushel (27,2 kg).

Grandes volumes da safra de soja dos EUA, que alcançou 123,7 milhões de tons na safra 2017/18, estão armazenados nas propriedades, em razão da disputa comercial entre os EUA e a China, ainda sem solução. O governo norte-americano cedeu crédito aos sojicultores para armazenarem o produto.

Além disso, o clima voltou a piorar no Meio-Oeste americano, o chamado “Corn Bel” que é o cinturão de produção de milho nos EUA, o que atrasa o plantio da nova safra de milho. Passado o período ideal de semeadura do cereal, o produtor poderá destinar a área não plantada para a soja, aumentando ainda mais o quadro mundial de oferta de soja.

A safra brasileira, praticamente colhida, deverá ficar em cerca de 144 milhões de tons, segundo o levantamento da CONAB do mês de abril. A Argentina, por sua vez, prevê produção de 55 milhões de tons.

Diante deste cenário de ampla oferta mundial de soja, o ponto mais agravante é a demanda pela China, o maior importador de soja do mundo. Dentre as razões para a redução das importações chinesas estão o grande volume importado em 2018, a peste suína que assola os rebanhos de suínos no país – a redução do plantel poderá ultrapassar 150 milhões de cabeças, reduzindo o rebanho para menos de 400 milhões. Houve, ainda, uma alteração nas normas de produção de ração na China, reduzindo a participação do farelo de soja nesse insumo.

TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA HOJE

TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA NA BM&F