Trigo Brasil: preços devem se manter elevados este ano diante da restrição global da oferta

  • 22/06/2022
  • 0
  • Categoria(s): Mercado de Trigo |

Cotação do Trigo

Apesar dos órgãos oficiais do Brasil estimarem crescimento na safra de trigo 2022, o país ainda importa praticamente a metade do trigo consumido, o que deve manter os preços sendo balizados pela paridade de importação.

A cotação do trigo segue se mantendo elevada no Brasil mediante a oferta restrita que ocorre sempre neste período de entressafra. Com isso, desde maio o país registra uma ampla entrada de trigo importado pelos portos brasileiros, vindos especialmente da Argentina, para que a demanda pelo cereal possa ser suprida.

Embora os preços tenham sinalizado expressivo recuo na Bolsa de Chicago nos últimos dias, principalmente nesta terça-feira (21), onde as perdas chegaram a 5%, os índices futuros do trigo ainda seguem elevados, o que mantém a paridade de importação em alta no Brasil.

Isso ocorre porque a guerra entre Rússia e Ucrânia acabou agravando fortemente a oferta do cereal que já vinha em declínio desde o início da pandemia da Covid-19, com alguns países enfrentando intempéries climáticas que reduziram a produção do cereal, resultando no menor estoque global.

Esse cenário persiste neste ano, embora menos acentuado que as preocupações iniciais que o mercado apresentou, especialmente diante da safra de trigo de inverno norte-americana, que teve uma queda drástica em suas qualificações no período crítico de desenvolvimento da cultura.

Neste sentido, o que os analistas de mercado preveem é que os preços do trigo devem se manter elevados este ano no Brasil, pois como seguimos a paridade de importação e o ano é de dólar em alta, mediante ao cenário político e incertezas econômicas do país, não há perspectivas de queda num curto período. Não ao menos até a chegada da colheita da nova safra, que deve ter início a partir de setembro.

Veja Mais
Trigo Mercado Externo: preços continuam recuando com avanço da colheita dos EUA
Trigo Brasil: mercado continua lento com os produtores focados no plantio
Futuro: Brasil tem potencial para suprir demanda global de trigo, diz Embrapa
Trigo Balanço Semanal: trigo recua forte em Chicago, mas alta do dólar mantem cereal elevado no Brasil
Colheita de trigo começa cedo na França após onda de calor

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo