Trigo Mercado Externo: intensificação da colheita pressiona as cotações do trigo na Bolsa de Chicago

  • 21/06/2022
  • 1
  • Categoria(s): Mercado de Trigo |

Cotação do Trigo

De acordo com o relatório semanal de progresso de safra divulgado pelo USDA nesta terça (21), até o último domingo a colheita de trigo de inverno dos EUA havia atingido 25% das áreas, com avanço de 15% em uma semana. Sendo assim, o aquecimento da oferta do grão e queda nas inspeções de exportações acabaram pressionando as cotações. Saiba mais:

Os preços do trigo recuaram a uma mínima de vários meses nesta terça-feira (21) na Bolsa de Chicago, à diante da intensificação da colheita de trigo de inverno dos EUA, que desencadeou uma forte rodada de vendas técnicas. A maioria dos contratos perdeu mais de 5% hoje. Para se ter uma ideia, os contratos CBOT com os meses de entrega mais próximos fecharam abaixo de US$ 10 por bushel pela primeira vez desde o início de abril. Os preços permanecem historicamente altos, mas têm tido dificuldade em ganhar impulso positivo desde meados de maio.

Para complementar o cenário baixista, as inspeções de exportação de trigo caíram na semana passada totalizando 331,32 mil toneladas, quase 20% abaixo dos resultados da semana anterior. Isso também ficou na extremidade inferior das estimativas de comércio, que variaram entre 300 e 500 mil toneladas. Os totais acumulados para o ano/safra 2022/23 que acabou de começar já estão moderadamente atrás do ritmo do ano passado, com 969,953 mil toneladas.

Ainda nesta terça (21), o USDA também divulgou seu relatório de progresso de safra dos EUA, informando que a colheita de trigo de inverno chegou a 25% até o último domingo (19), com avanço de 10% em relação a semana anterior. Isso está 10% a frente ao que foi colhido na mesma época do ano passado e 3% adiante da média das ultimas cinco safras.

Das áreas ainda em desenvolvimento, 30% estão em boas a excelentes condições, contra 31% do que previam os analistas.

Já a safra de trigo de primavera segue com 98% das lavouras plantadas até domingo passado, contra 100% doo mesmo período do ano anterior e 100% da média dos últimos cinco anos. 89% das lavouras já emergiram, sendo que destas, 59% estão em boas a excelentes condições, com melhora de 6% em relação ao que foi projetado pelos analistas, de 53%.

Enquanto isso na Europa, o clima quente e seco em grande parte do continente fez com que o serviço de monitoramento de safras MARS reduzisse suas estimativas para o potencial de rendimento de trigo mole da UE em 2021/22 para 85,7 bushels por acre. Isso representa uma queda de 4,7% ante a média de rendimento por acre da última temporada, se realizado.

A consultoria russa Sovecon estima que as exportações de trigo do país em junho chegarão a 800 mil toneladas. Esse seria o menor total mensal desde maio de 2021 caso seja confirmado.

As exportações de trigo mole da UE durante a campanha de comercialização de 2021/22 estão um pouco acima do ritmo do ano passado, atingindo 26,68 mil toneladas até 19 de junho. As exportações de cevada da UE caíram ligeiramente ano a ano, com 6,85 milhões de tons no mesmo período.

O ministro do Abastecimento do Egito disse que o país provavelmente precisará importar cerca de 5 milhões de toneladas de trigo em 2022/23. Portugal será adicionado como uma fonte potencial no futuro.

Veja Mais
Trigo Mercado Externo: preços continuam recuando com avanço da colheita dos EUA
Trigo Brasil: mercado continua lento com os produtores focados no plantio
Futuro: Brasil tem potencial para suprir demanda global de trigo, diz Embrapa
Trigo Balanço Semanal: trigo recua forte em Chicago, mas alta do dólar mantem cereal elevado no Brasil
Colheita de trigo começa cedo na França após onda de calor

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo