Energia solar no campo: tecnologia traz vantagens competitivas para o setor do agronegócio

  • 13/05/2022
  • 0
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Energia Limpa

Geração solar fotovoltaica reduz gastos e garante maior competitividade ao agronegócio; a Irradiar Soluções Sustentáveis possui linhas de crédito para os produtores rurais

Assim como a maior parte das atividades econômicas no mundo, o agronegócio depende, em sua maioria, da energia elétrica. As atividades no campo costumam ser intensas e numerosas, o que resulta em um alto gasto energético. Com isso, a maior parte dos agricultores tendem a ter uma grande perda financeira no que diz respeito às contas de luz, pois a energia elétrica é conhecida pela alta carga tributária, de até 50% do valor das contas de luz, embutida em sua cobrança.

Por esse motivo, a adoção da energia solar no agronegócio é uma grande tendência, principalmente no Brasil. Afinal, os espaços de cultivo para a produção rural são amplos e com o maior aproveitamento da luz do sol, o que propicia a instalação desse tipo de energia.

O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira. Com forte orientação para as exportações, é um mercado que necessita sempre investir em inovação e tecnologia para manter a competitividade no cenário internacional. Isso inclui, além do uso eficiente do solo e de recursos, a produção sustentável e ecologicamente correta, o que confere entrada dos produtos em países com exigências e regulações ambientais.

A produção de energia renovável pode ajudar os produtores brasileiros de diversas formas. Confira algumas aplicações da energia solar no agronegócio:

Redução de custos

Muitas atividades do agronegócio necessitam de uso intensivo de eletricidade. Entre elas estão a secagem de grãos, estufas, bombeamento de água e irrigação, resfriamento de tanques de leite, eletrificação de cercas e manutenção de tanques de peixes. Toda essa energia representa um gasto que pressiona o orçamento do produtor. A autoprodução por meio da geração solar fotovoltaica reduz esses gastos e garante maior competitividade ao agronegócio.

Automatização e modernização da agropecuária

A utilização de máquinas modernas, como tratores e colheitadeiras, junto com a automatização e monitoramento por meio da digitalização dos processos produtivos, é uma das frentes essenciais para a melhoria da eficiência do agronegócio. Porém, isso só é possível com acesso à energia e internet de qualidade. Mais uma vez, a energia solar pode ser a solução. Além de garantir o abastecimento elétrico, a instalação fotovoltaica viabiliza o funcionamento da infraestrutura de telecomunicações em locais mais afastados de centros urbanos.

Uso compartilhado do solo com a produção agrícola

Uma preocupação pertinente dos produtores rurais é o espaço necessário para uma instalação fotovoltaica. Isso não vai reduzir o solo para uso produtivo? Pensando nessa questão, o setor solar desenvolveu soluções que integram a geração solar com o aproveitamento da terra. Um exemplo são estruturas elevadas, que permitem o cultivo, trânsito de máquinas e abrigo de animais sob os módulos fotovoltaicos.

Linhas de financiamento exclusivos

Uma das vantagens mais legais da energia solar para empresários são as linhas de financiamento exclusivas que diversos bancos oferecem para o investimento.

Buscando o incentivo para a produção de energia limpa e renovável, na Irradiar Soluções Sustentáveis, temos várias linhas de crédito que trazem facilidades para o produtor rural realizar o sonho de instalar um sistema fotovoltaico na sua fazenda.

Bombeamento da Energia Solar Fotovoltaica

O bombeamento solar é uma técnica que permite a extração de água através solar fotovoltaica. O objetivo é garantir o acesso à água tanto nas zonas distantes da infraestrutura elétrica como nas áreas agrícolas e remotas.

O ponto de partida do funcionamento são os raios solares que incidem sobre os módulos. Ao converter a luz solar em eletricidade, o sistema aciona a motobomba que puxa água dos poços, cursos de água ou lagoas.

Aplicações do bombeamento solar:

1.Agricultura

2.Pecuária

3.Residencial e Comunidades

4.Dessalinização e purificação

5.Reservatórios e Armazenamentosa

 

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.
 
 
Fonte: G1

Veja Mais
Exportações: Brasil tenta abrir mercado chinês para farelo de soja, milho e gergelim
Nove lançamentos para sistemas de produção de soja são apresentados no CBSoja
Congresso Brasileiro da Soja foca em tecnologias de baixo carbono
Índice de Poder de Compra de Fertilizantes de abril piora em consequência de incertezas de abastecimento
Mais aumentos a vista? Nenhum alívio é visto para os altos preços dos fertilizantes

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo