CAR: Regularização ambiental de imóveis rurais entra em pauta

  • 12/05/2022
  • 0
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

CAR

Plano RegularizAgro pretende solucionar problemas de conformidade ao Cadastro Ambiental Rural

Neste mês, o Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/12) completa dez anos, mas uma de suas criações, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), praticamente não andou no que diz respeito à conclusão da análise ambiental. Para tentar resolver essa questão, o governo lançou o Plano Nacional de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais, o RegularizAgro, instituído pelo Decreto Federal 11.015/22.

O problema que o plano pretende resolver é complexo e relevante, dado o baixo índice de regularização ambiental dos imóveis rurais. De acordo com o Ministério da Agricultura, há mais de 6,5 milhões de imóveis rurais cadastrados no CAR (representando 72% do território nacional), mas uma quantidade ínfima (18,7 mil cadastros, ou 0,3%) teve a análise da regularidade ambiental concluída.

Para reverter essa situação, o plano prevê a criação de estratégias, metas, indicadores de monitoramento e prazos para que as propriedades rurais cumpram as obrigações do Código Florestal, preservando e recuperando a vegetação nativa. Segundo o cronograma do governo, o plano — que será elaborado por um Comitê Gestor composto por sete representantes de diversos ministérios e órgãos governamentais — deve ser apresentado em outubro.

Um dos seus principais desafios será o de promover maior articulação entre os governos federal e estaduais. A regularização ambiental das propriedades rurais está a cargo dos Estados, mas frequentemente é pulverizada entre diferentes órgãos (como os ambientais e os voltados para atividades agrícolas). Para aumentar a confusão, alguns Estados não utilizam o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), mas plataformas próprias — por isso, uma das propostas do plano será a integração entre os diversos sistemas.

De acordo com o material de divulgação do RegularizAgro, a expectativa é que o avanço da regularização ambiental das propriedades rurais traga os benefícios da implantação do Código Florestal, tanto no que diz respeito ao fortalecimento da segurança jurídica dos proprietários, quanto para a recuperação da vegetação nativa.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

 

 

Fonte/; Legislação e Mercados

Veja Mais
Exportações: Brasil tenta abrir mercado chinês para farelo de soja, milho e gergelim
Nove lançamentos para sistemas de produção de soja são apresentados no CBSoja
Congresso Brasileiro da Soja foca em tecnologias de baixo carbono
Índice de Poder de Compra de Fertilizantes de abril piora em consequência de incertezas de abastecimento
Mais aumentos a vista? Nenhum alívio é visto para os altos preços dos fertilizantes

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo