Economia Brasileira: Brasil terá terceiro menor ritmo de expansão do PIB em 2022, aponta ONU

  • 14/01/2022
  • 1
  • Categoria(s): Notí­cias Populares |

Economia Brasileira

Projeção de 0,5% da entidade é maior apenas que as projeções para Mianmar e Guiné Equatorial; mercado brasileiro tem estimativa ainda menor, de 0,28%. Saiba mais:

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que a economia brasileira terá um dos desempenhos mais fracos do mundo em 2022. De acordo com o documento do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da instituição divulgado nesta quinta-feira, 13, apontou que o Produto Interno Bruto do Brasil deve crescer 0,5% no período, sendo essa a terceira menor projeção do mundo para o desempenho da economia em 2022 entre 170 economias atualizadas. Para 2023, a organização projeta PIB de 1,9% para o Brasil.

A previsão fica apenas atrás das recessões projetadas em Mianmar (-0,8%) e Guiné Equatorial (-0,6%) para o ano. O prognóstico da ONU, de avanço de 0,5% no PIB brasileiro é 1,7 ponto menor que o previsto pela instituição em seu último relatório em 2021.  Vale destacar, porém, que é menos pessimista do que o estimado pelo mercado financeiro. Segundo a última edição do Boletim Focus, os economistas brasileiros consultados pelo Banco Central apontam que o PIB deve avançar 0,28% este ano, mostrando uma economia estagnada. Na edição de semana passada, a primeira do ano, os economistas projetaram 0,36%, a menor projeção de crescimento da série histórica do Focus (a partir de 2002), a exceção fica pela recessão estimada no início de 2016, de -2,99%.

Segundo o relatório da ONU, a média de mundial estimada para 2022 é de 4%. O documento chama a atenção para “ventos contrários significativos”, em meio a novas ondas da Covid-19, com “desafios persistentes no mercado de trabalho, desafios duradouros nas cadeias de suprimento e crescentes pressões inflacionárias”. Ainda de acordo com o relatório, as economias com melhor resultado projetado para 2022 são: Índia (6,7%), Arábia Saudita (6%), Egito (5,9%), China (5,2%) e Indonésia (4,9%).

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

 

Fonte: Veja

Veja Mais
Governo mantém previsão de crescimento de 1,5% da economia em 2022
Fatores Climáticos: geadas ainda podem atingir algumas regiões do Brasil nesta semana
Efeitos das altas de juros devem ser sentidos no 2º semestre, diz diretor do BC
Massa de ar frio já entrou no Brasil e próxima madrugada pode ter geada ampla e moderada no PR
Temperaturas baixas e ciclone marcam começo da semana. Veja previsão em todas as regiões

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo