Melhoramento Genético: Aplicativo da Embrapa auxilia melhoramento genético de caprinos e ovinos

  • 23/11/2021
  • 0
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Melhoramento Genético

Com download gratuito, ferramenta facilita a orientação para seleção de animais e dispensa conexão com internet durante registro de informações. Veja mais:

Uma nova ferramenta foi desenvolvida pela Embrapa Caprinos e Ovinos para facilitar o gerenciamento e o melhoramento genético de rebanhos. O aplicativo SGR Mobile para smartphones e tablets com o sistema Android é de download gratuito e permitirá a coleta de dados por produtores rurais, técnicos e outros interessados que atuam no campo, com a vantagem de não necessitar de conexão com a internet durante o registro de informações.

O pesquisador Raimundo Lôbo, criador do aplicativo, diz que nova ferramenta surgiu a partir da demanda de produtores que já utilizavam o Sistema de Gerenciamento de Rebanhos (SGR) da Embrapa, mas registravam os dados zootécnicos em fichas ou planilhas e tinham dificuldade para fazer a inserção posterior no sistema, por dificuldade de acesso ou conexão da Internet em áreas de campo nas zonas rurais. O aplicativo dispensa o uso de planilhas e facilita o upload dos dados.

“O SGR Mobile foi desenvolvido com a finalidade de realizar coletas em campo sem a necessidade de Internet. É uma ferramenta que vai facilitar o dia a dia dos criadores, dispensando o uso de papel e planilhas impressas. A Internet só é indispensável em um primeiro momento para a instalação do aplicativo, e, depois, para fazer o primeiro credenciamento”, destaca Lôbo.

Segundo a Embrapa, o aplicativo é uma extensão do SGR — software em rede que permite o registro, armazenamento e gerenciamento das informações geradas em rebanhos de caprinos e ovinos — e seu download poderá ser feito a partir da Google Play Store. Com a ferramenta instalada, o usuário poderá inserir, no celular ou tablet, os principais dados requeridos para um processo de escrituração zootécnica: informações referentes aos animais, partos, pesagens, controle leiteiro, composição do leite e ocorrências no sistema de produção.

Expectativa dos produtores rurais

Para o acesso, é necessário que o rebanho do usuário já esteja cadastrado no SGR. O aplicativo oferece um filtro conforme a natureza dos animais para as funcionalidades que interessam. “Se o seu rebanho é de corte você não terá acesso à parte do controle leiteiro, composição do leite ou lactação, uma vez que não há esse tipo de controle em rebanhos para produção de carne. Já para os rebanhos de produção leiteira e de duplo propósito, você poderá ter acesso a essas informações”, explica Lôbo.

A possibilidade de contar com a nova ferramenta já gera expectativa em produtores rurais que são usuários do SGR. É o caso de Jorge Luiz Alves, do sítio Ty Glaz, localizado no loteamento Canto Verde, em Amélia Rodrigues (BA), que possui rebanho de caprinos leiteiros e fabrica queijos de leite de cabras artesanais. “Quando estiver em funcionamento será de uma ajuda enorme, principalmente no campo, por não ser dependente de internet”, ressalta ele.

De acordo com Alves, o uso do SGR na atual versão do software já traz benefícios para a gestão da sua propriedade. “Sem sombra de dúvida, o sistema passou a me oferecer uma gestão muito mais confiável e integrada, fornecendo informações sobre os animais que antes era impossível obter. Antes eu usava vários controles não integrados, o que dificultava muito a gestão. E o mais interessante, de forma gratuita. Aplicativos comerciais que se assemelham ao SGR são caros para um criador do meu porte”, afirma ele.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Fonte: Canal Rural

Veja Mais
Produtores devem manter excelente nível de rentabilidade, diz Agroconsult
Agricultura de Precisão: Lucro da Deere sobe 70% no 4º tri fiscal de 2021, para US$ 1,28 bilhão
Meteorologia prevê maior volume de chuva para metade Norte do país
Fornecimento de fertilizantes da Rússia traz segurança, diz Conab
Conab reduz produção de cana-de-açúcar do Brasil em 2021/22 devido a geadas e estiagem

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo