Melhoramento Genético: Irga firma contrato do Viveiro de Brusone

  • 19/10/2021
  • 0
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Melhoramento Genético

A Pesquisa do Irga utiliza o viveiro para o desenvolvimento de cultivares resistentes à doença. A resistência genética à brusone é um dos pilares do programa de Melhoramento Genético do Irga. Confira:

O Instituto Rio Grandense do Arroz assinou, nesta semana, o contrato envolvendo a manutenção do Viveiro de Brusone da autarquia, que fica no município de Morrinhos do Sul, no Litoral Norte do Estado. A área, uma propriedade particular que é usada há décadas para os estudos do Irga, tem quatro hectares e possui as condições climáticas favoráveis para a ocorrência da doença.

“Foi muito importante assinarmos esse contrato, pois representa a continuidade de importantes estudos do Irga. Estávamos trabalhando com muito empenho para resolver essa demanda da Divisão de Pesquisa. E ficamos muitos satisfeitos de ter conseguido concluir esse processo”, acrescenta o presidente do instituto, Rodrigo Machado.

Brusone

A Pesquisa do Irga utiliza o viveiro para o desenvolvimento de cultivares resistentes à doença. A resistência genética à brusone é um dos pilares do programa de Melhoramento Genético do Irga. A doença é a mais importante da cultura, sendo um dos principais fatores limitantes da produtividade.

Os danos à produção com essa doença podem chegar a 100%, dependendo da resistência genética da cultivar utilizada, da época de semeadura e das condições climáticas. Assim, o uso da resistência genética é considerado o método mais econômico e ecologicamente correto para minimizar as perdas causadas pela brusone.

“O viveiro de brusone do Irga permite que o nosso programa de melhoramento monitore a ocorrência de brusone nas cultivares comerciais e selecione linhagens resistentes para os futuros lançamentos”, explica a diretora técnica da autarquia, Flávia Miyuki Tomita.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

 

Fonte: Irga-RS

Veja Mais
Produtores devem manter excelente nível de rentabilidade, diz Agroconsult
Agricultura de Precisão: Lucro da Deere sobe 70% no 4º tri fiscal de 2021, para US$ 1,28 bilhão
Meteorologia prevê maior volume de chuva para metade Norte do país
Fornecimento de fertilizantes da Rússia traz segurança, diz Conab
Conab reduz produção de cana-de-açúcar do Brasil em 2021/22 devido a geadas e estiagem

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo