Defensivos Agrícolas: Rota do contrabando, Dourados sediará estudo do comércio ilegal de defensivos

  • 13/09/2021
  • 0
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Defensivos Agrícolas

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) lançou em Dourados estudo sobre o mercado ilegal de defensivos agrícolas no Brasil. O trabalho lançado no dia 1º de setembro durante um seminário na sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteiras) vai mapear a evolução dos ilícitos que compõem o mercado de agroquímico ilegais. Confira:

No ano passado a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 70,4 toneladas de agroquímicos ilegais nas estradas brasileiras, o número é 13,7% maior que as 61,9 toneladas apreendidas em 2019. Os dados mostram que Mato Grosso do Sul está em primeiro lugar no volume de agroquímicos apreendidos, com 50,7 toneladas, 23,6% do total.

Segundo as informações do IDESF, as rotas de contrabando nas fronteiras têm crescido, tendo o Paraguai como principal porta de entrada, ligado diretamente ao Mato Grosso do Sul e Paraná. Entre os produtos mais contrabandeados está o benzoato de emamectina, inseticida com rigorosas restrições no Brasil, mas que atravessa ilegalmente as fronteiras em concentrações assustadoramente superiores às permitidas pelas autoridades sanitárias brasileiras.

A pesquisa foi realizada com base em dados coletados no Paraguai, em operações das forças de segurança brasileiras na esfera federal e também estadual.

Entre elas, o Departamento de Operações de Fronteiras (DOF), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, que registrou apreensão de quase 7,3 toneladas de defensivos agrícolas nos dois primeiros meses de 2021, 19,1% a mais que as 5,9 toneladas apreendidas em todo o ano passado.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Fonte: Dourados News

Veja Mais
Fatores Climáticos: La Niña pode atrasar chuva no Sudeste e Centro-Oeste
Digitalização das lavouras terá salto em termos de precisão
Fertilizante Agrícola: Cibra inaugura fábrica de fertilizantes em Uberaba (MG)
Melhoramento Genético: saiba quais são os impactos para o agronegócio
Defensivos Agrícolas: Especialistas criticam aumento do uso de agrotóxicos e pedem apoio a novas tecnologias

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo