Agricultura de Precisão: De olho no futuro, Case IH lança Fazenda Conectada

  • 02/09/2021
  • 0
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Agricultura de Precisão

A agricultura digital é considerada a nova revolução do agronegócio. Pensando no futuro e em atender a demanda dos produtores, a Case IH, marca da CNH Industrial, apresentou, ontem, a Fazenda Conectada. Localizada em Mato Grosso, a unidade servirá de exemplo para produtores interessados em conectar toda a produção, antes mesmo do plantio até o pós-colheita.

A conectividade entre as máquinas, gestão e monitoramento é vista como uma importante ferramenta capaz de potencializar o uso de recursos, identificar falhas, encontrar soluções rápidas e proporcionar maior eficiência e ganhos em produtividade mesmo em unidades que já apresentam alto rendimento.

Localizada em Água Boa, região de alta produtividade agrícola do Mato Grosso, a unidade recebeu conexão 4G da TIM para reunir todas as soluções avançadas da marca e as máquinas com conectividade. Toda a operação será monitorada pelo AFS Connect Center, o novo centro de monitoramento da Case, instalado na fábrica de Sorocaba, em São Paulo, e também em diversas concessionárias da Rede Case IH.

De acordo com o vice-presidente da Case IH para a América Latina, Christian Gonzalez, o propósito da Case é oferecer suporte e levar soluções aos produtores para que possam evoluir, profissionalizar e produzir melhor.

“Nosso objetivo é trabalhar junto com o produtor, sempre levando tecnologias e soluções para que ele possa ter mais eficiência e produtividade. A marca sempre introduziu as mais inéditas tecnologias para o agronegócio brasileiro e, agora, na era da revolução digital no campo, não seria diferente. Com as novas possibilidades de conectividade, a chamada agricultura digital ou agricultura 4.0, temos muitas oportunidades de evolução e de aplicação de novas tecnologias na agricultura”.

Gonzalez explica que a agricultura digital é a soma de toda evolução obtida com a agricultura de precisão, somada à possibilidade de conectividade e à troca de informações em tempo real. Além disso, se usa a capacidade de se criar novas ferramentas eletrônicas e da inteligência artificial.

“Com todas as informações e padrões de resultados, o próprio sistema da máquina pode aprender sozinho e evoluir para produzir melhor. Estas tecnologias são importantes para a tomada de decisões mais precisas. Como resultado, temos o aumento da produtividade e da eficiência, utilizando melhor os recursos financeiros e humanos. O uso das tecnologias também torna a produção mais sustentável, com o menor uso de químicos, aplicando somente onde é necessário e usando menos espaço para produzir mais.

Inteligência artificial 

Na Fazenda Conectada estão sendo utilizadas as máquinas inteligentes da marca, que por meio de machine learning aprendem e se autoajustam. Além disso, são gerados dados pelos equipamentos e soluções, que já usam Big Data e Data Analytics. Com a conectividade estabelecida pela TIM, a nova geração de máquinas conectadas da empresa trabalha gerando e recebendo dados em tempo real.

Os dados coletados e compartilhados em tempo real são diversos, incluindo desde o tempo de uso da máquina, volume colhido, consumo de combustíveis, rota efetuada, eventual problema encontrado, entre outros. Isso permite ajustes rápidos, gerando maior eficiência. 

No portal AFS Connect são centralizadas todas as informações da frota, da propriedade e os dados agronômicos em uma única plataforma. Com ele, é possível gerenciar toda a operação agrícola e a frota, como se estivesse dentro da cabine, de qualquer local, além de transferir e compartilhar arquivos com parceiros. 

Esses dados também podem ser administrados no AFS Connect Center, uma central de suporte e que sempre disponibilizará especialistas para atender o cliente em tempo real. As 161 concessionárias espalhadas pelo Brasil terão uma sala de controle desenvolvida especialmente para monitorar as máquinas agrícolas dos clientes.

“Com a conectividade, o produtor se beneficia com o aumento da produtividade e da capacidade de produção. Há também a redução do consumo de água, melhor eficiência na logística e no armazenamento de estoque, melhoria da mão de obra e aumento da segurança da propriedade”, explicou o gerente de Marketing de Produto da Case IH para América Latina, Rodrigo Alandia.

Devido à pandemia de Covid-19, a Fazenda Conectada ainda não está aberta à visitação. Além da fazenda em Mato Grosso, onde toda a tecnologia está sendo aplicada para a produção de grãos, principalmente soja e milho, a Case IH também está implementando o sistema de conectividade total na produção de cana-de-açúcar.

“A agricultura digital se aplica a todas as produções. Estamos trabalhando em outros projetos, como, por exemplo, na cana-de-açúcar. Já temos alguns produtores implementando as tecnologias em todo o ciclo”, disse Alandia.

Ampliação de alcance

Por exigir máquinas modernas e com tecnologia de ponta embarcada, a conectividade total ainda é viável apenas para os grandes produtores. Porém, segundo Gonzalez, nos próximos anos, a tendência é de que todas as máquinas desenvolvidas pela Case IH venham com a possibilidade de conectividade total. Um dos desafios para que a tecnologia chegue aos pequenos produtores são os custos. 

“No futuro próximo, todos os produtos Case estarão conectados. A implementação começou de cima para baixo, mas, em um curto espaço de tempo, será ampliada. Precisamos desenvolver tecnologias mais acessíveis e competitivas para que todos os produtos estejam conectados”.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Fonte: Diário do Comércio

 

Veja Mais
Produtores devem manter excelente nível de rentabilidade, diz Agroconsult
Agricultura de Precisão: Lucro da Deere sobe 70% no 4º tri fiscal de 2021, para US$ 1,28 bilhão
Meteorologia prevê maior volume de chuva para metade Norte do país
Fornecimento de fertilizantes da Rússia traz segurança, diz Conab
Conab reduz produção de cana-de-açúcar do Brasil em 2021/22 devido a geadas e estiagem

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo