Panificação: conheça as diferentes assadeiras de panificação

  • 28/07/2021
  • 1
  • Categoria(s): Notí­cias Populares |

Panificação

Você sabia que existem diferentes assadeiras de panificação? Isso mesmo! Muito além do que imaginamos, esse é um processo complexo de produção e exige o máximo de atenção e dedicação para obter resultados satisfatórios. Dessa forma, o que poucos profissionais imaginam, até mesmo os mais experientes, é que o tipo de fôrma utilizada em cada receita pode interferir no resultado do preparo. Confira o conteúdo completo:

Dependendo da opção escolhida, é possível influenciar significativamente na uniformidade, na consistência e, até mesmo, no tempo de cozimento de um produto específico. Por essas e outras, é essencial eleger as assadeiras de panificação corretas e evitar dores de cabeça na hora de oferecer os melhores pães e bolos para os seus consumidores.

Mas afinal, que modelos são esses e como escolher a solução ideal para o alto desempenho de sua loja? É o que mostramos neste artigo especial. Continue acompanhando para solucionar as suas dúvidas e aproveitar ao máximo os benefícios de uma boa fôrma.

Os principais tipos de assadeiras de panificação

O primeiro passo para escolher as assadeiras de panificação certas é conhecer os modelos mais utilizados — e as suas indicações. Já adiantamos que, no mercado, existem várias opções disponíveis, cabendo a você eleger a mais adequada para o tipo de produto que será preparado. Vamos lá!

Para pães tradicionais

Podemos dizer que as fôrmas de pães são as mais tradicionais nas cozinhas, sejam elas profissionais ou não. Na maioria das vezes, elas são feitas de alumínio e podem apresentar um formato regular. Também é possível encontrá-las em tamanhos variados, garantindo mais versatilidade no preparo de uma receita.

Nesse caso, como o fundo da peça consegue se soltar com facilidade, ela se torna ideal para desenformar um pão, sem prejudicar a sua apresentação. A alternativa também é vantajosa no momento da limpeza, uma vez que será mais simples higienizar as partes separadas.

Para pão francês

Ao preparar o pão francês, ainda é possível escolher diferentes tipos de assadeiras. Uma delas é a canelada e perfurada, que dá mais estrutura para o produto e, de quebra, garante melhor coloração.

Há também a assadeira de alumínio em tiras. Elas permitem maior circulação do calor nos pães, além de excelente coloração. No entanto, há uma desvantagem: tais opções não oferecem muito apoio nas laterais, sendo comum que o produto caia dentro do forno ou depois de assado.

Assadeira lisa e perfurada

Alternativa ideal para assar produtos variados de panificação. Isso porque, elas contam com pequenos furinhos no fundo, garantindo boa circulação de ar dentro dos fornos de modelo turbo. A desvantagem, porém, é que os produtos com recheios de queijo, tomate e geleia podem vazar, sujando o equipamento.

Assadeira lisa

Tal modelo não possui furinhos e, logo, é excelente para a produção de pães doces, os de hambúrguer e, até mesmo, os de cachorro-quente. Nessa categoria, ainda é possível preparar as tradicionais roscas, pães de leite, bisnaguinhas e pães salgados com recheio.

Para pães de fôrma

Se você deseja preparar belos pães de fôrma, a melhor saída é recorrer às assadeiras em formato retangular e com as paredes mais elevadas. Normalmente, elas são utilizadas para assar um único pão, proporcionando um resultado mais eficiente para o produto.

A importância de utilizar a assadeira certa em cada receita

Quem é “marinheiro de primeira viagem” no universo da panificação, não deve imaginar — mas, a fôrma adequada pode fazer milagres em uma receita. Com o acessório correto conseguiu aproveitar benefícios únicos e que, certamente, irão encher os olhos de seus clientes. Entre eles, destacamos alguns abaixo.

Melhora no cozimento

A principal função da fôrma é promover a distribuição uniforme do calor presente no forno. De acordo com o material, formato e tamanho, a temperatura pode ficar baixa ou alta em determinados pontos. Assim, enquanto alguns preparos necessitam ficar bem espalhados, outros demandam um cuidado especial.

Ajuda na retirada

Algumas opções de assadeira apresentam detalhes extras para facilitar o preparo, mesmo após a receita sair do forno.

Influencia no formato

Dependendo da assadeira escolhida, a sua receita poderá ganhar formatos diferentes. Obviamente, esse detalhe influencia no resultado do produto, podendo deixá-lo ainda mais atraente aos olhos dos consumidores.

Facilita a estruturação

Como você já deve saber, várias receitas precisam de uma estrutura especial, exigindo assadeiras mais altas e prontas para garantir uma boa sustentação.

Por sua vez, preparos mais delicados, muitas vezes, necessitam de utensílios modestos e menores, para que o alimento não passe muito tempo dentro do forno. Assim, caso escolha pelo tamanho errado é possível que a sua receita não apresente o resultado desejado.

Vale ressaltar que utilizar os equipamentos corretos também é uma forma de manter uma receita preservada ao longo dos anos. Em muitas tradições culinárias, por exemplo, as pessoas têm o costume de usar fôrmas e demais acessórios específicos, garantindo que os pratos consigam transmitir a história, as crenças e o estilo de vida de cada povo.

A diferença entre o uso dos acessórios domésticos e os profissionais

Sem dúvida, a cozinha é o coração de todo e qualquer negócio do ramo alimentício. Afinal, é nesse ambiente onde os pratos são elaborados e preparados para, posteriormente, serem oferecidos ao público. Logo, é importante garantir que o local esteja sempre equipado com objetos e acessórios profissionais e prontos para suportar uma rotina agitada.

Diferentemente dos ambientes domésticos, em que preparamos receitas com mais tranquilidade e um certo intervalo de tempo, nas áreas de produção profissionais a demanda é alta e, consequentemente, os acessórios passam por desgastes frequentes.

Fato que faz com que os profissionais do setor invistam em produtos de altíssima qualidade e com longa durabilidade — como as assadeiras de panificação.

Outra questão interessante é que o material das fôrmas também consegue influenciar — e muito! — na qualidade das receitas, seja em relação ao sabor ou à apresentação do produto.

Por essa razão, é importante não somente investir em utensílios de boa procedência, como também, em modelos originais, que apresentam melhor espessura, especialmente, em se tratando de assadeiras. Em contraponto, as versões de segunda linha tendem a durar menos porque são fabricadas a partir de materiais mais frágeis.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

 

Fonte: Blog Prática BR

Veja Mais
Panificação: como inovar o cardápio e diminuir custos utilizando a tecnologia?
Fatores Climáticos: Inverno se despede com temperaturas de 40°C no interior Brasil
Economia Brasileira: Ministério mantém previsão de crescimento da economia em 5,3% este ano
Fatores Climáticos: Chuva avança pelo país; veja a previsão do tempo para esta quinta, 16
Entenda por que a China é cada vez mais importante para a economia brasileira

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo