Café: maior produtor nacional, Minas Gerais deve ter quebra de 34% em 2020/21

  • 22/03/2021
  • 1
  • Categoria(s): Mercado do Café |

Mercado do Café

Além da bienalidade negativa da cultura, que já reduz a produtividade, a estiagem em várias regiões produtoras afetou a produção.  Confira:


Patrocinado

A falta de chuvas durante o ciclo do café 2020/21 deve afetar a produção do grão em Minas Gerais. O estado é o maior produtor nacional da bebida. Segundo a Emater, somando o cultivo sequeiro e irrigado, a quebra na safra deste ano deve ser de 34,4%.

Além da bienalidade da cultura, que já reduz a produtividade, a estiagem em várias regiões produtoras durante a temporada 2020/21 baixou ainda mais a estimativa de colheita.

De acordo com dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a quebra no grão arábica deve ser de 21,2% para o sequeiro e 13,2% no irrigado. O levantamento mostra ainda que cerca de 15 mil cafeicultores tiveram as lavouras afetadas pelo clima. O estado deve colher quase 18 milhões de sacas, redução de mais de 10 milhões de sacas do grão.

As perspectivas para a safra 21/22 são melhores, no entanto, a produção não deve ultrapassar o volume colhido em 2020, ano de bienalidade com maior produtividade.

Sobre o assunto, o assessor especial do café da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, Niwton Moraes, afirmou: o efeito de estiagem foi mais forte no sul de Minas Gerais. É possível que o potencial de produção possa ser impactado e também dificilmente podemos esperar um novo recorde como houve em 2020”.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Fonte: Canal Rural

Veja Mais
Mercado do Café: clima seco e bienalidade negativa apontam queda superior a 30%
Mercado do Café: cooperativa estimula produtor a melhorar qualidade do pós-colheita
Mercado do Café: De olho no Brasil, Nova York abre o dia mantendo valorização nesta 6ª
Mercado do Café: cooperativa estimula produtor a melhorar qualidade do pós-colheita
Café: maior produtor nacional, Minas Gerais deve ter quebra de 34% em 2020/21

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo