Mercado de Grãos: ABPA acredita que não vai faltar milho para produção de proteínas

  • 06/01/2021
  • 1
  • Categoria(s): Mercado de Grãos |

Mercado de Grãos

Entidade analisa paralisação das tradings na Argentina e a movimentação do mercado nesse início de 2021. Veja mais:

Diversas entidades vendedoras de milho da Argentina decidiram paralisar suas atividades em protesto contra a decisão do governo Alberto Fernandez de proibir a exportação do cereal nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. Além disso, grupos de produtores independentes planejam realizar assembleias durante este mês para avaliar possíveis medidas de força contra a decisão oficial.

De acordo com o Ministério da Agricultura do país, a medida foi tomada em pleno plantio do milho 2020/2021 para garantir o abastecimento local do cereal para setores que o utilizam, como o avícola, entre outros ligados à produção.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin, a decisão não deve afetar significativamente o mercado brasileiro. “A Argentina não exportava milho para o Brasil em 2020 , então o fechamento não será de grande impacto para o setor de carne, suínos e aves. Nós acompanhamos bem de perto a situação e acreditamos na palavra da ministra, que veio à ABPA e disse que não vai faltar milho no Brasil esse ano. De fato, o estoque de passagem é menor, às vezes em alguns lugares há falta de disponibilidade por problema de comercialização, não há falta física do produto”, explicou.

Sobre os preços, ele diz que o milho não deve ter picos de altas como no fim de 2020. “Estamos com o milho em patamares maiores que do primeiro semestre, mas não como foi no fim do ano. As exportações foram 18% menores do que no ano anterior, a gente entende que será um ano positivo, mas em patamares mais elevados do que a gente esperava”, disse.

Para o criador, a dica segundo Santin é se adiantar e conversar com o produtor de milho. “Fazer contratos antecipados e não acreditar em especulações”, orienta.

Obtenha infor

mações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Fonte: Canal Rural

Veja Mais
Produção de Grãos: Deral mantém estimativa de 2ª safra de milho do Paraná em recorde de 16 mi t
Lockdown na China prejudica exportação de carnes do Brasil
Mercado de Grãos: produtividade da soja no Paraná deve ter baixa de 41,8%, aponta Deral
Com exportações paralisadas no Leste Europeu, commodities avançam em Chicago
USDA: Outlook Forum traz área maior de soja e menor de milho para safra 2022/23 dos EUA

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo