Arroz – Balanço Semanal: Distanciamento das beneficiadoras do mercado causa recuo nos preços do arroz

  • 26/11/2020
  • 0
  • Categoria(s): Mercado de Arroz |

Cotação do Arroz

O preço do arroz vem registrando estabilidade durante todo o mês de novembro. Mas na última semana, o mercado sinalizou leve queda de 0,90% na variação semanal no indicador do Cepea/Esalq. Segundo a entidade, o distanciamento das beneficiadoras de arroz, especialmente as que trabalham apenas com o mercado doméstico, postergaram as compras de novos lotes da matéria-prima, à espera de novas quedas nos preços. Confira:


Patrocinado

Arroz Brasil

Os preços no mercado do arroz no RS seguem em estabilidade desde o início de setembro. Há o contrabalanceamento entre o enfraquecimento do varejo e a chegada de arroz importado, com a baixa oferta atual do produto. Em altos patamares, os preços ao produtor no RS, seguem oscilando próximo dos R$100,00/50g desde o início de setembro.

Em novembro, a demanda no varejo segue enfraquecida, o que contribui para, também, um menor movimento no atacado. As indústrias seguem relativamente abastecidas por recente movimento de compra no mercado interno e, mais recentemente, pela entrada atual de arroz importado fora do Mercosul. Os produtores seguem com a atenção voltada para a lavoura, que se encontra hoje cerca de 90% semeada.

Na segunda quinzena do mês de dezembro começa a colheita no Paraguai. Apesar de não ser suficiente, o volume inicial a ser importado pode ser mais um fator de impedimento de um movimento de alta nos preços. Um movimento maior de queda nos preços poderá ser apenas em março, com a intensificação da colheita no Brasil.

Produção de Arroz Brasil

O levantamento da Emater-RS do último dia 19, apresentou que a sequência de dias de tempo seco no Rio Grande do Sul, apesar de períodos de chuvas esparsas e de baixo volume, não interrompeu o plantio do arroz que já chega a 94%. Na região de Bagé, os reservatórios destinados à irrigação da cultura de arroz permanecem volumes de água insatisfatórios, trazendo limites à manutenção das lavouras e à expansão da área.

Nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Bagé e Santa Rosa, o plantio foi praticamente paralisado. Na de Bagé, a área prevista para a safra de 396 mil hectares está próxima de ser alcançada apesar disso. Há dificuldade de emergência nas áreas semeadas recentemente, pois os produtores têm restringido o uso da irrigação para atingir a umidade do solo ideal para as sementes, na expectativa de que ocorram precipitações. Na Campanha, em Dom Pedrito, estima-se que 3% dos 26 mil hectares tenham que ser replantados devido ao baixo estande de plantas. Ao longo da semana foram realizadas aplicações de fertilizantes nitrogenados e herbicidas nas lavouras estabelecidas em outubro, e iniciada a irrigação. Nas demais áreas, produtores aguardam o desenvolvimento das plantas para manejar as ervas daninhas e o início da irrigação.

Na de Santa Rosa, com a manutenção dos dias ensolarados, a cultura tem bom desenvolvimento vegetativo, mas produtores estão receosos quanto à Informativo Conjuntural. Porto Alegre, n. 1633, p. 12, 19 nov. 2020 disponibilidade de água em barragens e riachos para manutenção da irrigação. A falta de chuva afetou as lavouras já semeadas, sendo necessária a entrada de água para garantir emergência uniforme e manter o estande de plantas, a fim de atingir o potencial de produtividade de nove mil quilos por hectare. Na de Porto Alegre e Santa Maria, o tempo foi favorável. As precipitações que ocorreram com baixos volumes permitiram a continuidade das atividades de preparo do solo e semeadura.

Na região de Porto Alegre, já chega a 63% o plantio. As lavouras implantadas estão com boa germinação e bom desenvolvimento inicial devido à umidade do solo. Nas mais adiantadas, já é realizada a irrigação. Na de Santa Maria, 60% do total previsto de 133.516 hectares já foram plantados. As lavouras encontram-se nas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo, com bom aspecto. Na de Soledade, 80% da área total para safra já foi semeada. Nos sistemas de cultivos com plantio direto ou convencional, a germinação/emergência e desenvolvimento vegetativo inicial estão de acordo com o esperado. Nas áreas com cultivos pré-germinado, a semeadura está mais avançada, com lavouras apresentando ótimo crescimento e desenvolvimento vegetativo.

Na região de Pelotas, a semana que passou novamente seguiu favorável para as semeaduras, mesmo com algumas precipitações esparsas e de pouco volume. Estas condições estão favorecendo o desenvolvimento do arroz já semeado, permitindo seu pleno estabelecimento e desenvolvimento vegetativo. A maioria dos municípios produtores da região já semearam 100% da área prevista, mas com período ainda favorável, deverão extrapolar a previsão. Os produtores monitoram os reservatórios de água que estão nos níveis adequados e suficientes para a irrigação das áreas já semeadas, se as condições climáticas forem favoráveis poderão avançar na intenção de plantio de 167 mil hectares.

Arroz Mercado Externo

Os preços de exportação do arroz tailandês atingiram o valor mais alto em quase dois meses na última semana devido a preocupações com a oferta, mesmo com a demanda continuando fraca. Enquanto isso, a rúpia valorizada manteve as taxas para a variedade indiana perto do mínimo de oito meses.

Na Bolsa de Chicago, a semana passada havia sido de queda nos indicadores, porém, nesta semana, até ontem (25), os contratos futuros do arroz estavam com variações positivas em relação a quarta-feira anterior.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola. 
 

Veja Mais
Mercado do Arroz: Preço atingiu alta de 130% no ano, chegando a média mensal de R$ 105/saca
Arroz – Balanço Semanal: Plantio de arroz se encontra em fase de término no Rio Grande do Sul
Arroz - Balanço Mensal: Novembro finaliza com 97% da safra de arroz 20/21 plantada no Rio Grande do Sul
Arroz – Balanço Semanal: Distanciamento das beneficiadoras do mercado causa recuo nos preços do arroz
Arroz – Balanço Semanal: RS atinge 85% do previsto para semeadura de arroz

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo