Arroz – Balanço Semanal: RS atinge 85% do previsto para semeadura de arroz

  • 19/11/2020
  • 0
  • Categoria(s): Mercado de Arroz |

Cotação do Arroz

Mesmo com as precipitações abaixo do normal na maior parte das regiões produtoras de arroz no Rio Grande do Sul, o estado teve avanço no plantio, atingindo 85% das áreas na última semana. Segundo o zoneamento agrícola, a melhor janela de plantio iria de 15 de setembro a 15 de novembro. Nas cotações, o preço do arroz operou dentro da estabilidade nos últimos dias. Confira:


Patrocinado

Arroz Brasil

Assim como nas últimas semanas, o mercado do arroz, principalmente no Rio Grande do Sul, passa por um período de estabilidade nos preços. A demanda no varejo segue enfraquecida, o que contribui para, também, um menor movimento no atacado. As indústrias seguem relativamente abastecidas por recente movimento de compra no mercado interno e, mais recentemente, pela entrada atual de arroz importado fora do Mercosul.

Os produtores seguem com a atenção voltada para as lavouras de arroz. No RS, é identificado uma restrição hídrica, com destaque para a Fronteira Oeste e Depressão Central. A expectativa é de que uma alteração mais acentuada das cotações apenas poderá ocorrer com a intensificação da colheita da nova safra, em março de 2021.

Cabe ressaltar que definição da área plantada, principalmente no Rio Grande do Sul, dependerá do comportamento climático. Fator que pode limitar o aumento de área, apesar dos atuais elevados preços ao produtor.

Produção de Arroz

As equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), constaram nesta semana que os trabalhos de semeadura do arroz totalizaram 85,16% da área estimada no Estado. Até a quarta-feira (11), foram semeados 825.227 hectares (dos 969.192 ha previstos para o RS) dentro da melhor janela de plantio preferencial, que é de 15 de setembro a 15 de novembro.

O aumento, em relação ao apurado na semana passada, foi de 63.820 ha (6,6 pontos percentuais a mais). Ainda restam cerca de 143 mil ha de área com potencial de semeadura no Rio Grande do Sul.

Do total semeado até esta semana, 130.540 hectares estão na fase de emergência (quando a planta começa a emergir, logo após a semeadura), enquanto 620.875 ha já evoluíram para a fase vegetativa (estágio que dura de três a quatro semanas e vai da germinação da semente aos primeiros sinais da panícula) e 1.220 ha seguem na fase reprodutiva (período entre a diferenciação do primórdio da panícula e a fertilização, que dura em média de três a cinco semanas).

Arroz Mercado Externo

Segundo a Conab, os preços internacionais do arroz caíram outra vez nos principais países exportadores, menos no Vietnã, onde ficaram estáveis devido ao atraso da safra, causado por inundações.

Na Tailândia, a redução de preços foi expressiva. O país tenta diminuir as diferenças de preços com o Vietnã, que também são afetados por uma demanda global que continua fraca.

Segundo a FAO, as expectativas para a produção mundial são animadoras, com um aumento de 1,5% para a safra 2020/2021, com aumento de área, especialmente, na China e na Índia.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Veja Mais
Arroz - Balanço Mensal: Novembro finaliza com 97% da safra de arroz 20/21 plantada no Rio Grande do Sul
Arroz – Balanço Semanal: Distanciamento das beneficiadoras do mercado causa recuo nos preços do arroz
Arroz – Balanço Semanal: RS atinge 85% do previsto para semeadura de arroz
Arroz – Balanço Semanal: Segundo USDA, produção de arroz mundial deve se manter acima das 500 milhões de toneladas na Safra 2020/21
Arroz - Balanço Mensal: Mesmo com isenção de impostos no arroz importado, cereal fechou com leve alta nos preços em outubro

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo