Agricultura de Precisão: Plantação de milho e o papel da agricultura de precisão

  • 30/10/2020
  • 1
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Agricultura de Precisão

A busca pela elevação da produtividade e sustentabilidade vem impulsionando o aprimoramento de modernos métodos de manejo na plantação de milho. Grande parte desses manejos englobam a agricultura de precisão (AP), caracterizada como uma ótima estratégia. Prova disso são diversos trabalhos no Brasil em que a agricultura de precisão na plantação de milho é adotada e que permitem significativos aumentos na produtividade por hectare, inclusive dentro de uma mesma propriedade. Confira:


Patrocinado

Neste cenário, a agricultura de precisão identifica um maior número de fatores que limitam o rendimento da produção, ajudando o produtor a pensar em estratégias para tomar melhores decisões. Veja qual é o papel da agricultura de precisão na plantação de milho e saiba como as tecnologias de AP ajudam a elevar a produtividade e a sustentabilidade do sistema de produção.

Agricultura de precisão: um raio-x completo da plantação de milho

Os fundamentos para a agricultura de precisão moderna, como conhecemos hoje, vem do início do século XX, com diversas estratégias que visavam elevar melhor rendimento das culturas.

Porém, somente na década de 1980, na Europa e nos EUA, que a AP ganhou maior notoriedade entre produtores, principalmente com o desenvolvimento de microcomputadores, sensores e softwares.

A Agricultura de Precisão surgiu para ser uma filosofia de gerenciamento agrícola que parte de informações exatas e mais precisas, permitindo a tomada de decisões mais assertivas.

Essa é uma maneira de gerir a área agrícola metro a metro, levando em conta o fato de que cada pedaço da fazenda tem características diferentes.

Com isso será possível aplicar os insumos no local correto e no momento adequado, as quantidades de insumos necessários à produção agrícola, para áreas cada vez menores e mais homogêneas, tanto quanto a tecnologia e os custos envolvidos o permitam.

Dessa forma, a agricultura de precisão vem sendo desenvolvida para que, quando aplicada na cultura do milho, ajudará a melhor planejar a lavoura de milho, além de tornar a atividade ainda mais sustentável.

A AP utiliza tecnologia como GPS (Sistema de Posicionamento Global), SGI (Sistema de Informação Geográfica), fotografia aérea/satélite e sensores nas máquinas de debulha.

Com todos esses avanços, os produtores do milho conseguem ter um “raio-x” da parcela e, complementado com análises de solo, identificação das zonas mal drenadas, presença de pragas, entre outras, ele terá a informação necessária para corrigir localmente esses fatores limitantes.

Da preparação do solo à colheita: a Agricultura de Precisão em tudo na plantação do milho

A plantação de milho é uma cultura que regularmente passa por fases de preços baixos em alguns períodos e preços altos em outros períodos, isso naturalmente leva o agricultor a buscar formas para reduzir seus custos e obter alguma margem.

Para conseguir isso, o produtor deve deixar de administrar uma área inteira como uma única unidade e passar a adotar o manejo específico para cada área dentro de uma mesma plantação de milho, ou seja, ele precisa adotar a agricultura de precisão.

Assim, a agricultura de precisão contribuirá com todo o ciclo de plantação de milho, desde a preparação do solo, até o momento da colheita - como visto no infográfico abaixo.

Conclusões

A Agricultura de Precisão possui inúmeras ferramentas capazes de auxiliar os produtores na hora da tomada de decisão da plantação de milho, permitindo redução dos custos e aumento da produtividade e da sustentabilidade.

Assim, frente à necessidade de melhor aproveitamento, uso mais eficiente dos insumos e redução dos custos, as tecnologias de AP – drones, sensores e GPS – ganham bastante força na cultura do milho.

Porém, associadas à estas tecnologias, o produtor deve priorizar também a gestão agronômica e administrativa, pois elas têm grande influência sobre a produtividade e a lucratividade da atividade.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Conteúdo com informações da CHB Agro.

Veja Mais
Agricultura de Precisão: aplicação da Agricultura Digital eleva ganho do produtor
Agropecuária: Ministério da Agricultura prorroga campanha de vacinação contra aftosa
Fertilizante Agrícola: ANPIFERT rejeita proposta de agravamento do IVA sobre fertilizantes não-orgânicos
Melhoramento Genético: Embrapa anuncia programa que levará tecnologias para alimentação e melhoramento genético de caprinos e ovinos no Piauí
Defensivos Agrícolas: Já é recorde o número de registros de produtos biológicos no Brasil em um ano

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo