Café – Balanço Mensal: Cotação do arábica encerrou com 11% de perdas em setembro

  • 08/10/2020
  • 2
  • Categoria(s): Mercado do Café |

Cotação do Café

O mês de setembro encerrou marcado pela forte queda na cotação do café. Tanto o arábica, quanto a variedade conilon, tiveram queda nos índices, provocados pela oferta aquecida do grão em virtude do elevado volume da atual safra. Na reta final do mês, os produtores estiveram retraídos do mercado e mais atentos ao clima, já que com o término da colheita deste ano, as atenções já estão voltadas para a próxima safra. Confira:


Patrocinado

Café Brasil

Os produtores brasileiros de café arábica e robusta estão atentos ao clima. Esse cenário somado ao alto volume da atual safra já comercializado mantêm baixa a liquidez envolvendo a safra 2020/21. Segundo pesquisadores do Cepea, muitos compradores estão com os armazéns cheios, tendo em vista a elevada quantidade negociada no mercado físico em julho e em agosto e o recebimento de café adquirido em meses anteriores.

Os produtores de café, por sua vez, se mostraram mais capitalizados neste ano, após terem comercializado grande volume da safra 2020/21 a preços mais remuneradores.

No campo, as altas temperaturas e a baixa umidade em todas as regiões produtoras de café arábica e robusta têm trazido preocupação quanto à produção da safra 2021/22. Agentes consultados pelo Cepea indicam que o clima tem prejudicado a condição fisiológica das plantas, que já estavam debilitadas após a colheita, especialmente no caso do arábica.

Com o tempo quente e seco, as primeiras floradas já abertas também podem ser abortadas, especialmente na região de Garça (SP), onde as flores foram mais significativas.

No fechamento do mês de setembro, a cotação do café arábica fechou com variação mensal de queda em 11,37%. O preço fechou o dia 30 de setembro, valendo R$ 541,13/saca.

Já para o café conilon, as cotações ficaram em R$ 396,33/saca com variação mensal negativa em 2,70%.

Nos primeiros dias de outubro, as exportações de café sinalizaram alta. Apesar da comparação ser meio fraca, os dois primeiros dias de outubro tiveram os embarques 48,32% superiores ao mesmo período de setembro.

Café Mercado Externo

Nova grande queda de preços de café nos mercados futuros de Nova Iorque e Londres, em especial na sexta-feira. A diminuição das exportações globais, sinalizando uma menor demanda, e a previsão de chuvas nas regiões produtoras de Minas Gerais foram os principais causadores desse movimento de baixa.  

Outro fator importante é a desvalorização do real frente ao dólar, pois barateia no mercado internacional o café do Brasil, que é o principal produtor mundial.

Apesar de a produção da safra 2019/20 (outubro-setembro) ter sido baixa, também recuou o consumo como efeito das políticas de isolamento social para contenção do coronavírus e os estoques cresceram 1,5 milhão de sacas. Logo após isso, a produção brasileira veio alta e forçou bastante os preços para baixo.

A safra dos cafés da América Central e Colômbia também está entrando no mercado e isso faz com que o momento seja de queda, com suportes sendo rompidos constantemente na ICE NY.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola. 
 

Veja Mais
Café – Balanço Semanal: Após operar em alta boa parte do mês, café tem queda nos últimos dias
Café – Balanço Semanal: Aumento da demanda provoca alta nos preços do café
Café – Balanço Semanal: Com queda no dólar, preço do café recua no Brasil
Café – Balanço Mensal Out/20: Preço do arábica fechou em leve queda, mas café conilon obteve aumentos no último mês
Café – Balanço Semanal: Clima favorece abertura de novas floradas do café arábica

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo