Café – Balanço Semanal: Produtores de café se preocupam com o clima. Preços recuam no mercado interno e externo

  • 17/09/2020
  • 4
  • Categoria(s): Mercado do Café |

Cotação do Café

Com a colheita praticamente finalizada nas principais regiões cafeeiras do Brasil e com algumas floradas pontuais sendo observadas nas lavouras de arábica, cafeicultores estão preocupados com o clima quente e seco, que já vem prejudicando as condições dos cafezais. Com relação aos preços, a oferta aquecida tem pressionado a cotação do grão, que recuou na última semana. Confira:


Patrocinado

Café Brasil

Os produtores de café já vão se despedindo das atividades de colheita do grão no campo, mas algumas floradas pontuais ainda os preocupam, em virtude das condições climáticas desfavoráveis a cultura que pode impactar negativamente a produção do próximo ciclo.

O clima quente e seco pode causar estresse na cultura que acabou de passar pelo processo de colheita, sendo assim, o retorno das chuvas é essencial para a recuperação fisiológica das lavouras, para a indução da florada e para o pegamento das flores já abertas.

Previsões da Climatempo indicam possibilidade de chuvas no Sudeste a partir do próximo domingo, 20. Quanto aos preços do arábica, estão oscilando com certa força, influenciados por flutuações externas e pela retração vendedora. No balanço de sete dias, porém, houve queda.

Segundo o levantamento semanal da Conab, há pouca movimentação no mercado interno, pois as mudanças no dólar e nas bolsas geraram um clima de cautela no mercado de café. As negociações que ocorreram foram mais para o cumprimento de contratos por parte das tradings.

O mercado doméstico ainda aguarda a reabertura de shoppings e comércios em grande escala, pois boa parte do consumo de café está nesses estabelecimentos, tão afetados pela quarentena. Assim, a indústria foca a produção para entrega no início de outubro.

A estimativa para a comercialização da safra 2020/21 já está em cerca de 50%, segundo informações do CEPEA. Comparando aos 8 primeiros meses de 2019 com os 8 primeiros meses de 2020, as exportações brasileiras estão 3,85% menores em volume e 1,6% abaixo em valor. Isso mostra recuperação, pois a queda foi ainda maior no início do ano.

Café Mercado Externo

Com os dados consolidados para o café no mês de agosto, a produção colombiana foi 3% abaixo da ocorrida no mesmo período do ano passado, enquanto a exportação foi 8% inferior no mesmo período. Apesar da queda, esses percentuais vêm chegando próximo à normalidade, o que é um bom sinal para o produtor colombiano.

Segundo dados do USDA, a produção mundial aumentou, assim como o consumo, em relação ao ano passado. Com isso, foi calculado um superávit de 952 mil sacas de café para o ano.

Os mercados do futuro do café operaram em leve baixa na semana, com a quase finalização da colheita na América do Sul e a menor possibilidade de que a seca atrapalhe a oferta nesse período, ficando, assim, para a próxima safra essa questão.

Ressalta-se que o com juros muito baixos no mercado internacional, aceita-se tomar mais risco, e uma das operações que costuma receber agentes especulativos são as com commodities agrícolas. Nesse cenário, os preços futuros tendem a continuar altos.

Um importante fator de baixa é a confirmação de La Niña, que causou aumento na cotação de café nas últimas vezes em que ocorreu, devido à redução na produção.

O fenômeno climático e o excesso de dinheiro circulando no mundo devem fazer com que os preços futuros do café sigam altos, diminuindo assim o interesse de vendas no curto prazo e elevando os preços no mercado interno, também.

Veja Mais
Café – Balanço Semanal: Chuvas trazem alívio ao produtor, porém, liquidez é baixa para arábica e robusta
Café – Balanço Semanal: Preço do café opera com grande volatilidade na primeira quinzena de outubro
Café – Balanço Mensal: Cotação do arábica encerrou com 11% de perdas em setembro
Café – Balanço Semanal: Produção de Café 2020/21 deverá ser elevada no Brasil
Café – Balanço Semanal: Preço do café arábica já acumula 12% de queda no mês de setembro

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo