Melhoramento Genético: Pesquisadores fazem levantamento de recursos genéticos vegetais do Brasil

  • 15/09/2020
  • 4
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Melhoramento Genético

Informações organizadas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia vão atualizar registro nacional e integrar relatório internacional organizado pela FAO. Confira:


Patrocinado

Pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, com sede em Brasília (DF), estão realizando uma ampla pesquisa para atualizar o banco de dados sobre genética vegetal no Brasil. As informações serão compiladas em um relatório de nível nacional e irão compor uma base mundial reunida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

“O levantamento vai dar visibilidade aos recursos genéticos do país. É importante mapear para saber onde eles estão conservados e servir de base para políticas públicas que possam favorecer seu uso”, explica Rosa Lia Barbieri, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

A pesquisadora, que também é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, esteve na equipe que elaborou o relatório anterior sobre a genética vegetal brasileira, datado de 2008. E conta que, para esta edição, está coordenando o trabalho de coleta de dados em diversas frentes de pesquisa.

A ideia, diz ela, é ter um mapeamento completo daquilo que é conservado in situ - próximo dos locais de origem - e ex situ – quando o material está armazenado em bancos genéticos, como o de universidades, empresas, institutos de pesquisa ou mesmo nas unidades da própria Embrapa.

“Nós sabemos que tem muita coisa, mas, como o último levantamento é da década passada, mudou muita coisa e ainda não temos isso sistematizado. O objetivo é fazer o levantamento e disponibilizar”, pontua Rosa Lia.

A coleta de informações está sendo feita através de três questionários online. Um deles é para quem conserva variedades tradicionais ou crioulas (conservação in situ). O segundo é voltado a responsáveis por bancos genéticos e coleções de germoplasma (conservação ex situ) e o terceiro para quem trabalha com melhoramento genético (uso sustentável).

Os questionários da pesquisa estarão disponíveis até 15 de setembro, com participação aberta a representantes do setor público e privado. As informações dessas consultas serão complementadas com material coletado em outros bancos de dados, como quantidade de cultivares registradas no Brasil, volume de artigos publicados sobre recursos genéticos vegetais e políticas públicas ligadas ao tema.

Depois, os pesquisadores – um grupo de pelo menos 20, de diversos segmentos relacionados à conservação e uso de recursos genéticos - farão a organização do relatório do Brasil. O novo documento nacional será editado em inglês e em português, conta Rosa Lia. Materiais em vídeo também devem ser produzidos para divulgar a publicação.

O grupo de trabalho também tem até o final deste ano para enviar as informações para a FAO. Esses dados irão compor o Terceiro Relatório Mundial sobre o Estado dos Recursos Genéticos Vegetais, previsto para 2023. A edição anterior do levantamento global é de 2010.

“Vamos analisar e organizar os dados, inserir em uma base da FAO e, paralelamente, começamos a escrever o nosso relatório. No ano que vem, publicamos”, explica Rosa Lia. “Nossa prioridade é que essas informações estejam acessíveis para os brasileiros”, acrescenta.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Conteúdo com informações do Globo Rural.

Veja Mais
Fertilizantes: Aqua vende negócio brasileiro de insumos especiais por US$ 120 milhões
Melhoramento Genético: Como o trigo aumenta a produtividade e gera mais lucro na propriedade pecuária
Defensivos Agrícolas: Mais 12 produtos técnicos são liberados no Brasil
Agronegócio Brasileiro: Pandemia poupou agronegócio e impactou setor de energia
Agricultura de Precisão: Ministério da Agricultura e CPQD assinam acordo para o aumento da conectividade no campo

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo