Defensivos Agrícolas: União Europeia produz e exporta defensivos que são proibidos em seus próprios campos

  • 14/09/2020
  • 3
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

Países menos desenvolvidos e com menores rendas, como é o caso do Brasil, África do Sul são destinos com potencial para a exportações de defensivos agrícolas. Alguns países ainda utilizam moléculas antigas e muito tóxicas para controle sanitário em lavouras. Investigações demonstram que o Reino Unido é o maior exportador europeu de agrotóxicos banidos da União Europeia. Saiba mais:

Uma investigação da Unearthed and Public Eye, revelou que o Reino Unido é de longe o maior exportador europeu de defensivos agrícolas proibidos para os países mais pobres.

Foi descoberto que os países da UE emitiram planos em 2018 para exportar mais de 81.000 toneladas de defensivos agrícolas contendo produtos químicos proibidos em seus próprios campos.

Países mais pobres como África do Sul, Ucrânia e Brasil, onde especialistas alertam que o uso de agrotóxico perigoso apresenta muitos riscos, eram o destino pretendido para a maior parte dos carregamentos.

O Reino Unido foi responsável por 13.760 toneladas dessas remessas planejadas para países de baixa e média renda, quase três vezes o valor atribuível a qualquer outro exportador. 

Entre os defensivos agrícolas proibidos enviados por tonelada a partir dos portos da UE, estavam substâncias que as próprias autoridades da UE descobriram que representam riscos potenciais à saúde, como falha reprodutiva, distúrbio endócrino ou câncer, e riscos ambientais, como contaminação das águas subterrâneas ou envenenamento de peixes, pássaros, mamíferos ou abelhas. 

As lacunas na legislação europeia referente a defensivos agrícolas, significam que as empresas químicas como a Bayer e a Syngenta podem continuar a fabricar agrotóxico para exportação muito depois de terem sido proibidos de usar na UE para proteger o ambiente ou a saúde dos seus cidadãos. 

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Fonte: Unearthed

Veja Mais
Agricultura de Precisão: Plantação de milho e o papel da agricultura de precisão
Fertilizantes: Aqua vende negócio brasileiro de insumos especiais por US$ 120 milhões
Melhoramento Genético: Como o trigo aumenta a produtividade e gera mais lucro na propriedade pecuária
Defensivos Agrícolas: Mais 12 produtos técnicos são liberados no Brasil
Agronegócio Brasileiro: Pandemia poupou agronegócio e impactou setor de energia

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo